CONTO #25: Man about town, ou Enquadrando o savoir-faire (O. Henry)


         

             
            Eis um conto sobre autoconhecimento.
          Publicado pela primeira vez em 1906, Man about town é contado por um narrador com uma dúvida terrível: quem seria o Man about town? Onde vive? Do que se alimenta? O que faz para se divertir?
       Nosso narrador, acostumado aos rótulos dados a determinados grupos de pessoas e seus estereótipos, se depara com esse rótulo que simplesmente não sabe definir - e isso o deixa extremamente incomodado. Não descansará até descobrir quem é o Man about town, "nem que tenha que varrer Nova York de Battery a Coney Island".  Portanto, sai pela cidade, sem destino definido, entrevistando as mais diversas pessoas que encontra pelo caminho, perguntando se conhecem, se já viram, se sabem onde encontrar um Man about town.
          Por vezes, composto em forma de entrevista, outras, trazendo algumas digressões sobre estereótipos batidos e bem conhecidos do narrador, o conto é escrito de forma leve, direta, irônica e divertida. O autor deixa o leitor curioso, também, para saber quem seria o bendito Man about town - e o final, rápido, sem enrolação, não deixa de ser surpreendente.

"Havia duas ou três coisas que eu queria saber. Não gosto de mistérios. Por isso comecei a investigar.
Demorei duas semanas para descobrir o que as mulheres carregam em suas malas de viagem. Então passei a perguntar por que um colchão é feito de duas partes. (...) O terceiro gole, a que eu tanto ansiava na fonte do conhecimento estava relacionado a um personagem conhecido como "Man about town"."
(p. 21)

"- Fico feliz que tenha tocado no assunto; já senti a influência maligna dessa figura noturna em nossa cidade, mas nunca pensei em analisá-la. Percebo agora que o seu tipo deveria ter sido classificado há muito tempo."
(p.  27)

"Deixei o hotel e caminhei pela Broadway. A busca pelo Man about town deu um agradável sopro de vida e interesse ao ar que eu respirava. Eu me sentia feliz por estar em uma cidade tão grande, complexa e diversificada. "
(p. 28)


Onde encontrar Man about town, ou Enquadrando o savoir-faire: Contos (O.Henry)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

>>