Publicado em 2015 numa coletânea de contos que ainda não foi traduzida por aqui, Library (assim, mesmo, tachado - por algum motivo o título do post não aceitou meu comando para tachar a palavra...) é uma história verídica. A autora nos conta sobre o dia em que se encontrou com seu editor, e, a caminho do escritório, eles se depararam com uma biblioteca que nunca haviam notado antes. Ao adentrar o recinto, notam que tudo é pintado de preto, pessoas se reunem ao redor de mesas e bebem sua cervejinha, e - não há livros.
Conforme a leitura, me lembrei do conto "A Livraria", de Nelson Bond (aquela dos livros que os autores gostariam de ter escrito, mas morreram antes de colocar as ideias em prática...), mas, qual nada - a "história verídica" de Ali Smith toma um rumo totalmente diferente. É um conto divertido, até; e existe uma explicação para que o título do conto seja tachado. E eu não vou contar :p
OBS: os trechos a seguir são de tradução livre feita por mim.
"Aqui vai uma história verídica. Simon, meu editor, e eu tínhamos nos encontrado para conversar sobre como organizar este livro que você tem em mãos agora.
(...) Saindo de Covent Garden, vimos um prédio com a palavra BIBLIOTECA sobre a porta.
Não parecia uma biblioteca. Parecia uma loja de bugigangas."
(p.1)
"'-Vocês tem livros, de verdade?', perguntei.
"'-Sim, temos alguns livros como um de nossos serviços. Fique a vontade para pegar um panfleto', disse o homem com um pouco de ênfase, uma vez que já tínhamos um panfleto."
(p.2)
Fiquei curiosa com esse conto... sendo bibliotecária, amo saber como as pessoas enxergam a biblioteca.
ResponderExcluirTati, é um inglês difícil pra quem domina o básico? Estou querendo ler algum livro em inglês. Vc recomenda pra quem quer aprender inglês com leitura agradável?
ResponderExcluirMuito legal você mais vezes no blog! Obrigada!
ResponderExcluir