Marion Eleanor Zimmer Bradley nasceu em Albany, Nova Yorque em 1930, bem no meio da depressão econômica que assolava o país desde 29. Filha de pais muito pobres, precisou trabalhar muito cedo como garçonete e faxineira. Aos 16 anos, ganhou da mãe uma máquina de escrever e começou a dar vida aos seus personagens.
Primeiro, para sobreviver, escrevia romances sensacionalistas, como estórias de sexo e mistério para revistas. Nos anos 50 já era reconhecida como uma escritora de sucesso produzindo esse tipo de “sub-literatura”.
Chegou a escrever fanfics da obra de Tolkien (sobre sua personagem preferida, Arwen – inclusive alguns desses contos sobre Arwen chegaram a fazer parte de sua antologia profissional).
Enveredou mais tarde pela ficção científica e ficou mundialmente conhecida como a escritora da série Darkover (ainda tem muita gente fã desses livros por aí... ).
Mas nada disso importa porque um belo dia, casada pela segunda vez e com 2 filhos para criar, ela resolve entrar para um grupo de ativistas lésbicas e resolve escrever livros e mais livros com mulheres fortes como protagonistas.
E é esta a minha fase favorita da Marion – porque aqui ela escreveu simplesmente 4 dos livros mais sensacionais já escritos por alguém em todo o mundo: As Brumas de Avalon.
Quando do seu lançamento, As Brumas de Avalon ficou na lista dos mais vendidos por meses. Foi traduzido para diversas línguas. E pela primeira vez ela escreveu algo incontestavelmente de excelente qualidade. Aqui ela recria a lenda do Rei Artur a partir do ponto de vista das personagens femininas da estória (sua mãe Igraine, sua irmã Morgana, sua esposa Guinevere...). Este livro tem diversas prequências e uma sequência (a estória começa portanto durante a queda de Atlântida (em 2 volumes) e termina em A Sacerdotisa de Avalon com a história de Helena, mãe de Constantino.).
O incêndio de Tróia, também, na mesma linha, conta a história da guerra a partir do ponto de vista de Cassandra – outra incrível personagem feminina.
Marion deixou alguns livros inacabados que foram finalizados por escritoras amigas suas.
Ela morreu em 1999, ano em que eu estava terminando o colégio técnico. Fora Kurt Cobain e Renato Russo (alguns de meus ídolos da adolescência), lembro de ter chorado pela morte da autora de alguns dos livros responsáveis pelas minhas intermináveis visitas à biblioteca pública.
Sempre que posso, releio As Brumas, sonho com Lancelot, torço por Morgana e choro por Arthur.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirComprei Brumas de Avalon em uma promoção recente no Submarino. Lerei-os durante minhas férias em outubro.
ResponderExcluirTati, jura que vale a pena ler todos?! Comecei pelo primeiro de "As Brumas de Avalon" e achei meio confuso (mas também estava em uma época de provas na faculdade, então, talvez tenha prejudicado a leitura). Mas antes, gostaria da sua opinião... acha válido começar pela série dela que acontece antes de As Brumas de Avalon? Cada pessoa me fala uma coisa, por Deus! haha Beijos e parabéns pelo trabalho, excelente :)
ResponderExcluirwww.minhaalmapedelivros.blogspot.com
Que texto mais lindo!!
ResponderExcluirMarion Zimmer Bradley é amor s2
Amo a escrita da autora, parece que guando estamos lindo os personagem pula o para fora das paginas com tanta facilidade e emocionante, alem de abordar temas que eu particularmente amo, como pro exemplo o historia do rei Artur, es magic.
ResponderExcluirlivro-azul.blogspot.com.br
Olá Tati^^ venho te acompanhando há um tempo já, e depois que descobrir que As Brumas de Avalon é um dos seus livros favoritos, fiquei muuuito feliz porque também é um dos meus. :D Então, eu já li toda a sérias das Brumas e A Casa da Floresta, queria saber se poderias fazer um listinha numerada com os livros que antecedem e a sequência das Brumas de Avalon, ou seria até legal um vídeo sobre eles^^ é isso.
ResponderExcluirAhhh meu comentário sumiu =(
ResponderExcluirja lí as brumas de avalon! indicação sua a muito tempo no canal.
ResponderExcluirEu li os dois primeiros volumes das Brumas ainda na biblioteca do colégio... e quando fui pegar o 3º, cadê que tinha? Aí, no início do ano passado, mais de 15 anos depois, resolvi reler tudo! E eu AMEI!! Amo cada parte desse livro! Amo a Morgana! É o tipo de livro que quando vc termina, fica com saudade e já quer reler! Só tenho uma ressalva: entendo que a história é do ponto de vista feminino e eu adoro as personagens fortes do livro... mas me decepcionei algumas vezes com o Rei Artur! Para um rei ele era compreensivo demais e muito bonzinho rsr neste ponto eu prefiro o Artur de Cornwell! rsrs Bom, eu tinha essa coleção basicona que comprei por 15 reais numa promo... mas acabei trocando no skoob! Ainda tenho esperanças que alguma editora lance um edição de luxo nacional! Seria um sonho!! :) Bjo bjo!! Isa - LidoLendo.
ResponderExcluirOi Tati, nunca entendi direito porque você falava tanto das tais Brumas de Avalon ou senão da Marion, então certo dia, folheando livros e mais livros, numa biblioteca, acabou que eu escontrei no acaso os quatro volumes, mas que depressa, eu resolvi lê-los. Então foi ai que eu me apaixonei, e te entendi o porque desse amor incondicional, até tenho uma história engraçada. Eu terminei o primeiro volume no sábado a noite, e no outro dia a biblioteca estava fechada, fiquei louca, pirando... Até que no outro dia cheguei mais cedo que o horário, que abriria a biblioteca, para ler o segundo volume, chegando lá ele já estava emprestado. Fiquei muito triste. E o pior daqui uns dias a biblioteca fecharia para férias. ( bibliotecas não deveriam ter férias ) Ou seja foi as férias de inverno mais longa que eu tive. ;)
ResponderExcluirBeijos.
caminhandoemmarte.blogspot.com.br
Oi Tati!
ResponderExcluirEu tenho muita vonatde de ler "As Brumas de Avalon", mas ainda não criei coragem de começar, pois pelos comentários que tenho visto, essa série irá me viciar e no momento estou fugindo de séries, afinal tenho muitas para terminar ainda. rsrs
Beijos!
Books and Movies
www.booksandmovies.com.br/