Apenas por pertinência...(por Hpcharles)


"O homem sensato não deixa de sentir prazer com o que tem pelo fato de alguém ter mais ou melhor. A inveja, na realidade, é uma forma de vício, em parte moral, em parte intelectual, que consiste em não ver as coisas em si mesmas, mas somente em relação com outras. (...) Quem deseja a glória, poderá invejar Napoleão. Mas Napoleão invejou César. César invejava Alexandre e Alexandre, provavelmente, invejava Hércules, que nunca existiu. Não se pode, por conseguinte, combater a inveja só por meio da conquista da glória, pois haverá sempre, na história ou na lenda, algum personagem cujos feitos tenham sido mais gloriosos. Pode-se combatê-la, sim, pelo gozo dos prazeres que se nos oferecem, pelo trabalho que tivermos de realizar e evitando comparações com aqueles que imaginamos, talvez sem razão, mais ditosos do que nós." (Bertrand Russell, em "A conquista da felicidade")

Pois é...

2 comentários:

  1. lindo cheio de emoção e sentimentos muito mas que satisfatório e armênico, que as vezes nos impulsiona a criar um mundo mas que imaginário, gostei bastante do texto do livro eu quero ler esse livro...um dia
    um forte abraço
    livro-azul.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Excelente definição. Faz refletir sobre o que realmente queremos. Muitas vezes baseamos nossos objetivos naquilo que os outros tem e esquecemos de pensar no que nos faz feliz.

    ResponderExcluir

<< >>