Gotta keep those lovin’ good vibrations...: Os Beach Boys

Já faz umas duas semanas que tenho ouvido muita música dos anos 50 e 60.

Uma das bandas desse período de que eu mais gosto é a Beach Boys. Não pelas suas músicas de surf (apesar de gostar bastante da “I get around”...),  mas sim pelo incrível Pet Sounds (que está sempre nas listas de melhores discos de rock ) e pelo single “Good vibrations”, lançado separadamente na mesma época em que esse disco ainda estava sendo divulgado. 


Ah, sim, a “Good vibrations” está sempre nas listas de melhores músicas de todos os tempos.

Beach Boys era uma banda familiar formada pelos irmãos Dennis, Carl e Brian Wilson, um primo e um amigo, que no início era apenas um grupo vocal. O irmão do meio, Dennis, era surfista e já tinha percebido uma certa moda de músicas de surf crescendo nas rádios (ele era fã do Dick Dale – o guitarrista que tocava aquela música legal do Pulp Fiction).

A história da banda é bem trágica.

O Brian Wilson era o lider da banda. Multiinstrumentista autodidata, era quem compunha a esmagadora maioria das músicas. Diz a lenda que ao ouvir o Rubber Soul dos Beatles, considerou esse disco a coisa mais incrível da face da terra e não descansou até fazer um disco à altura (O Pet Sounds). Despirocou totalmente com drogas pesadas e todo mundo achava que ele não viveria por muito tempo. Nem desconfiavam que dos 3 irmãos, ele seria o único ainda vivo em pleno 2014...

Dennis era o bonitão-pegador, baterista da banda. Teve um relacionamento longo com a Christine McVie do Fleetwood Mac. Cantou poucas músicas como lead-singer, tentou carreira solo, e o fato mais curioso de sua biografia foi o estranho envolvimento com a família Manson. Conta-se que um
belo dia ele deu carona a duas moças e as levou pra casa. Mal sabia ele que as duas faziam parte da seita maluca do Charles Manson, que as moças convidaram pra casa do Dennis sem o avisar. Quando deu por si, sua casa já havia sido tomada pela família Manson, e de repente, sexo a vontade com as moças da “família”, e até uma parceria musical com o Manson (os Beach Boys chegaram a gravar uma música dele) não parecia mais tão legal, assim, quando ele notou que o sr Manson tinha uma certa tendencia a se tornar violento. Dennis abandonou a casa e fugiu da seita maluca pouco antes dos assassinatos da Sharon Tate e da família La Bianca. Dennis não tocava no assunto, não respondia as perguntas relacionadas aos acontecidos quando perguntado em entrevistas, e nunca mais foi o mesmo. Se envolveu com drogas pesadas, bebia muito, perdeu tudo o que tinha (inclusive a voz... ), foi demitido da banda, passou a morar de favor no barco de um amigo, e, um belo dia, foi encontrado afogado. Aos 39 anos.

Carl era o mais bacana dos irmãos (e a voz mais bonita, na minha opinião), e teve uma fase gato-barbudo em meados dos anos 70, quando estava bem mais magro (o que pode ser conferido aqui, nesse vídeo bacana de um aniversário que eu não sei se é do Paul MacCartney, da Linda, ou de algum dos Beach Boys...). Ele era o conciliador, o que segurava a barra quando a banda desleixava, e o mais comedido com drogas. A voz principal de algumas das músicas do BB que eu mais gosto é dele. Morreu aos 51 anos logo após ter sido diagnosticado com câncer nos pulmões e tumor cerebral. Participou da turnê da banda até onde aguentou (se apresentava sentado e só se levantava pra cantar “God only knows”, que é uma das músicas mais fofas do mundo.).


Eis, então, meu top 5:

5) Don’t worry baby: acho uma graça esse vídeo. Dá pra ver como todos eles ficavam sem graça ao se apresentarem na televisão:



4) Wouldn’t it be nice?: A música que abre o Pet Sounds. Disco foda.



3) I can hear music: música pra ficar de bom humor ;)



2) God Only knows: Uma das letras de canções romanticas mais honestas. (foi usada na abertura da série Big Love da HBO):



1) Good Vibrations: Acho essa música incrível, mas a ponte é a melhor parte.


16 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. impossivel ouvir essa musica sem sorrir ;)

      Excluir
  2. God only knows eu conheci com Serendipity, que aliás me fez ouvir Nick Drake (outra história muito muito muito triste), e me faz querer chorar e sorrir sempre. Linda demais :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tive que colocar no imdb o serendipity - eu nao lembrava desse filme (fofo)! E nick drake, aaaaaaah, tristeza.... Pra você que gosta do Paul McCartney, esse link que eu botei em algum lugar no post deve ser interessante: https://www.youtube.com/watch?v=nC2gZMNkyJo (toda vez que vejo Paul fora do contexto Beatles [er... e no contexto beatles, tb, rs], ele está fazendo alguma palhaçadinha,rs)

      Excluir
  3. Eu gosto de I can hear music e não sabia nem de1% das histórias trágicas.

    ResponderExcluir
  4. Muito legal conhecer a história da banda! Obrigada!! :)
    Até o próximo post,
    http://resenhasdalu.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Wouldn't it be nice = Música de hoje...
    E também não sabia dessas histórias trágicas...

    ResponderExcluir
  7. Gostei muito! "Conhecia" as duas primeiras (de filmes, provavelmente?) mas não sabia nome, banda, nada haha

    ResponderExcluir
  8. Você sabia até onde chegava a rivalidade entre eles e os Beatles?
    Eles "competiam" pelo melhor disco do ano. Pet Sounds é a resposta sonora ao Sgt. Peppers Lonely Hearts Club Band. E aí, para sacanear, os Beatles resolveram abrir o album seguinte com uma música com todas as coisinhas dos Beach Boys - harmonias vocais, bateria em staccato, e uma letrinha para cima - só que, aham... BACK IN THE USSR. Experimente ouvir essa depois de meia hora de BB. Você vai rir sozinha no quarto, acredite...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, ate que enfim alguém pra comentar sobre isso!
      Então, sempre achei o Brian Wilson meio mimadão, querendo superar o rubber soul e tal, mas quando você ouve primeiro o Pet Sounds e na sequencia o Sgt Peppers (ou mesmo o magical mystery tour...)... poxa, a sonoridade é a mesma (em várias músicas, digo)... me dá uma certa vergonha alheia dos Beatles por esses discos (menos pela Strawberry fields que, né, melhor musica do mundo)... não precisava, sabe?rs... enfim

      Excluir
    2. Tem um livro que conta a história de cada música dos Beatles. Eu tenho ele aqui, vou postar para vocẽ. Strawberry Fields é o resultado de uma trapalhada fenomenal do produtor, do engenheiro de som,enfim, da equipe toda. O resultado foi os caras terem de juntar instrumentos em afinações diferentes na música, e o coitado do operador de tape ajustando o pitch canal a canal, com uma chave de fenda... eu vou pegar o livro. Mas o efeito na música é aquele mesmo. Prometo que pego o livro.

      Excluir
  9. Back in the USSR. Essa é a dica para uma piada interna entre as duas bandas.

    ResponderExcluir
  10. Oi Tati!
    Quando comecei a ler o post, achei que não conhecia os Beach Boys...
    Mas é engraçado como existem músicas que a gente conhece desde sempre e nunca para pra pensar de quem é, né?
    Foi o meu caso quando cliquei pra escutar Wouldn't It Be Nice. Sempre escutei essa música, principalmente na casa do meu tio. Tive um momento nostalgia quando escutei!
    As outras músicas infelizmente não abriram aqui pra mim. Procurei pelo título no youtube e não abre nenhuma.
    Estou morando em Berlim e muitos videos do youtube é censurado aqui...
    Aparece "Este vídeo não está disponível em seu país, pois poderia conter músicas para as quais não concordamos com as condições de uso da GEMA (organização de direitos autorais na Alemanha)."
    Complicado isso, né? É uma pena =/
    Espero que a GEMA nunca censure o seu canal, senão eu darei um piti e volto pro Brasil! hahaha
    Fiquei com vontade de descobrir quais outras músicas deles eu conheço e não sabia!

    Beijos!
    Juliana.

    ResponderExcluir
  11. Dicas anotadas estou muito por fora do assunto , mas algumas musica me pareceram familiar. Valeu por compartilhar os links das musicas! Abra¢ao Tati ;)

    ResponderExcluir
  12. Eu diria que as musicas dos anos 50/60 são as melhores.
    Gosto muito das músicas daquela época!
    Para ser sincera fiquei muito feliz em encontrar alguém que também gosta... haha'
    O incrível mesmo foi que , há um tempo atras eu andava procurando essas duas primeiras músicas, mas não sabia o nome da banda muito menos da musica, e hoje vim aqui dar uma olhadinha no seu blog e por acaso as encontrei, mal eu sabia que as duas musicas que eu procurava são do mesmo grupo! haha'
    Já havia ouvido falar da banda mas nem imaginava o quanto trágico a historia deles era!
    Adorei o post! Obrigada por compartilhar os links das músicas!
    Beijos! ;)

    ResponderExcluir

<< >>