Os fortes entenderão e os sábios aplicarão (Hpcharles)


"Agradam-me os valentes; não basta, contudo, saber manejar uma boa espada; é preciso saber também a quem se fere! Muitas vezes há mais valentia em se abster e passar adiante, a fim de se reservar para um inimigo mais digno...por isso há muitos mais adiantes dos quais deveis passar; sobretudo ante a canalha numerosa que vos apedreja os ouvidos, falando-vos do povo e das nações". (Nietzsche, F. Assim falou Zaratustra. Das Antigas e Das Novas Tábuas, XXI).

Ao escolher nossos inimigos, nós os honramos. Escolhamos, portanto, com pertinência e critério.  
Os fortes entenderão e os sábios aplicarão.

5 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Maravilhoso, HP! As pessoas deveriam, mesmo, se focar naquilo que mais importa para a vida coletiva, usar seus talentos para isso. Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Há mais valentia ainda quando se consegue ser superior a isso e passar a vida sem adquirir inimigos =)
    Beijos!

    www.livreeespontanealeitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem passa a vida inteira sem fazer um inimigo é porque nunca se engajou em nada realmente significativo. Gandhi era um pacifista e teve vários, sendo inclusive assassinado. A questão é escolher quais inimigos são dignos de serem enfrentados. Abçs. ;)

      Excluir
  4. E aí, HP, gosto muito de seus textos relacionados ao Ateísmo. Se possível, dê dicas de livros sobre ateísmo ou outros temas. Ah, obrigado por dedicar-se a escreve neste espaço.

    ResponderExcluir

<< >>