Tirando do Baú #6: Dicas de Livros Parte 1: Os melhores livros da vida da Tatiana (so far...)


2010 foi o ano em que eu resolvi voltar a fazer vídeos na internet. De vez. Depois de uma longa pausa de quase 8 meses devido à gastura causada por TAGs intermináveis dos canais de belezuras intituladas “Mostre seu/sua...” (e tinha de um tudo, desde “mostre a foto do seu namorado/cachorro/papagaio”, a “mostre sua coleção de biquinis”). Estipulei como limite, na minha cabeça, o dia em que a mulherada do youtube começasse a TAG “mostre sua coleção de lingerie”.  Dito e feito. Tchau Youtube, me escreva aquela carta! E sumi. Quando voltei a fazer vídeos, voltei falando sobre seriados (havia 3 vídeos falando sobre meus seriados preferidos separados por tema; tirei-os do ar quando fiz meu vídeo com a minha coleção de seriados em DVDs e avisei logo no início daquele vídeo), sobre música e...sobre LIVROS.

Este vídeo, para variar, foi gravado num domingo de manhã.

Tinha acabado de arrumar meus armários de livros e separei os meus preferidos da vida para fazer este vídeo, o que se tornou inviável, porque naquela época o limite de tempo dos vídeos era de 20 minutos e daria fácil, mais de uma hora.

Este vídeo foi gravado numa época em que quase ninguém falava sobre livros no youtube( experimente colocar na busca do youtube “Livros 2010”; você verá uma infinidade de garotas blogueiras que arranhavam suas “caixinhas de correio” (meme criado pela vlogueira TheStorySyren  e sempre creditado. Nunca entendi porque aquela gentileza nunca se estendeu aos memes criados por vlogueiras brasileiras...*assovia e olha pros lados*).

Naquele domingo de manhã, enquanto os vizinhos ouviam forró, gravei meu vídeo na cozinha tentando escapar da música alta. Ouvidos atentos conseguirão ouvir Calypso ao fundo, mesmo com minha sobreposição fofa de Belle & Sebastian.

Era uma vez uma Tatiana que queria praticar escrita de resenhas no blog. O projeto durou pouco. Logo percebi que a resposta ao “falar sobre livros” através de vídeos era imediata (isso sem contar a triste constatação de que ninguém lia o meu blog). Mimimi :(

Enfim, mostrei alguns de meus livros favoritos neste vídeo.

A lista continua atual. Sim, tem Paulo Coelho ali na lista. Who cares? Ah, claro...sua coleção de livros é perfeita, você é a “book police” e pode determinar o que é lixo e o que não é, sem contar que possui uma capacidade extrema de determinar se alguém presta ou não, assistindo a vídeos de youtube e avistando livros de qualidade duvidosa. Aquela louça suja ali na pia tem o seu nome.

A lista de livros comentados começa com o Contos de Horror do Século XIX, como não poderia deixar de ser (já falei sobre esse livro um zilhão de vezes no canal, eu sei, eu sei...). Aqui eu digo que não gosto de “A Volta do Parafuso” de Henri James. E comento sobre um filme baseado neste livro – OS INOCENTES (e não “os esquecidos” , desculpem pelo deslize ;)

Deixei escapar um palavrão neste vídeo (ooops...). Sim, eu falo palavrão. Pra caralho.

Mennoch, meu livro preferido da Anne Rice, também aparece aqui. Tem William Blake nesse livro, minha gente. Quero muito reler as crônicas vampirescas em algum momento .

O Evangelho Segundo Jesus Cristo também apareceu por aqui. Meu final de livro preferido de todos os tempos. Melhor Jesus de todos os tempos. Melhor cena da multiplicação de peixes de todos os tempos.

O Bosque das Ilusões Perdidas também está aqui. Me dá um nó na garganta só de lembrar deste livro. Lindo de morrer. E sim, eu dou spoiler – ninguém nunca ouviu falar sobre esse livro, e todas as vezes que eu falo sobre esse livro com alguém, as pessoas só se interessam sobre ele quando eu conto o final. Não quer spoiler? Pule para 9:45.

Alta Fidelidade. O livro mais divertido que já li na vida – em todos os sentidos. É engraçado. Tem top 5 e qualquer livro com Top 5s tem que ser legal. Tem cultura pop. Tem música. Leia ouvindo as indicações do narrador e me agradeça depois ;)

Iluminação? Péssima.

Som? Pior ainda.

Vlogueira? Nem passou um pente no cabelo. *

E lhe pergunto: e daí?

O importante é a troca de idéias ;)

Aquele abraço a todos

'té mais.

;)

PS: a ideia original era a de responder a todos os comentários deixados neste vídeo antigo, como fiz com os anteriores, só que nosso amigo Youtube sumiu com o botão "Responder" que normalmente aparece abaixo dos comentários. Obrigada, Google+.

PS2*: uuuuuuuuuuh, olha só como tudo foi premeditado e eu sempre quis dominar o mundo com os meus vídeos...

25 comentários:

  1. Muito bom relembrar esse vídeo Tati! É bom saber que você voltou para o youtube para sempre( ;) rsrsrs ) e acredito que o que você diz no vídeo seja verdade, depois de tanto tempo a lista de livros preferidos só tende a crescer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, Nathalia, tem muita coisa boa pra ser lida, ainda ;))
      bjo!

      Excluir
  2. Tati, se não estou enganada conheci o seu canal com esse vídeo! Se não foi o primeiro foi um dos primeiros que assisti, rs. E, de cara minha lista futuras leituras/comprar aumentaram. Tenho o "Contos de Horror do Século XIX" aqui me esperando para ser lido. Já li uns contos aleatórios, mas quero ler todos em breve.
    Felizmente eu não consigo ouvir o Calypso ao longe! HAHAH. Vizinhos... ai vizinhos... Sempre com gosto musical duvidoso. Nunca tive um vizinho que escutasse - alto! - músicas que eu também gostaria de ouvir, rs.

    Alta Fidelidade eu li recentemente e gostei muito também! Li essa edição nova que saiu pela Cia Letras. Antes, o livro tinha passado despercebido por mim.

    Beijos! Boas leituras.
    {Lendo & Comentando}

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. rs, ainda bem que não deu pra ouvir, amanda ;)
      quanto ao alta fidelidade, o livro é bemmm melhor do que filme ;)
      bjo, e boas leituras pra você, tb ;)

      Excluir
  3. Esse foi o primeiro vídeo seu que assisti e me apaixonei! Depois dele sai assistindo todos os vídeos do seu canal...haha. E sempre que sai vídeo novo eu e as vezes minha mãe que também adora teus vídeos assistimos! Minha lista aumentou muito depois das suas dicas. Já li o morro dos ventos uivantes e estou lendo crime e castigo! Já tentei muito comprar contos de horror do século xix mas não encontrei pra vender :/
    Outro que pretendo comprar é o bosque das ilusões perdidas e sim, eu me interessei bem mais por ele depois do seu spoiler...haha.
    Espero que vc continue sempre a fazer vídeos, pq eles são incríveis! Te adoro.

    Beijão :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. rs, viu ó? spoiler do bosque sempre dá certo ;)
      bjo!

      Excluir
  4. Me lembro quando assisti a esse video eu anotei todos os livros porque gostei de todos, e principalmente o bosque das ilusões perdidas, excelente livro.
    Na época o vlog foi meu achado do ano! rsrs Parabéns pelo maravilhoso canal, sempre assisto na hora do almoço rsrsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi, soraya!! ´brigadão pela companhia, viu? ;)
      bjo!

      Excluir
  5. Adorei, Tati! Com suas indicações, a minha listinha de compras sem creeeeesce e me deixa mais doida ainda!
    Gosto muito também porque não tem só livros YA, o que eu gosto, mas às vezes sinto falta de outros estilos.
    Um super beijo!
    PS: Aguardando novo post =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi, fran! também gosto de YA ,mas o legal é variar e não ler sempre as mesmas coisas ;)
      bjo!

      Excluir
  6. Conheci seu canal do ano passado Tati, e sim, já vi esse seu vídeo, acho que pelo menos umas 3x....rsrs ótimas dicas!!
    beijo grande!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi, vanessa! eu só revejo esses vídeos antigos pra fazer esses posts (morro de vergonha, rsrs)
      bjo, ´brigadão pela companhia ;))

      Excluir
  7. Gostei muito de descobrir esse vídeo por meio desse post. Pessoas que criticam listas de favoritos alheias estão erradas em tantos níveis... Sempre me questiono o porquê de eles se darem ao trabalho de agredir o gosto alheio. Enfim - humano, demasiado humano. Vou acompanhar os posts sobre a sequência de vídeos. :-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Juliana! Sempre encontram algo para reclamar, não tem jeito, rs.
      1 abç ;)

      Excluir
  8. Tati, eu vi esse vídeo não faz mto tempo. Qndo descobri seu canal comecei a ver qse todos os vídeos antigos. E acabei comprando o Evangelho Segundo Jesus Cristo, do Saramago.
    Caramba!!! A-MEI! Devorei o livro... hahaha
    Confio muito no seu gosto. Qse tudo q vc gosta eu acabo gostando :)
    Beijão.

    ResponderExcluir
  9. Tati eu conheci o seu canal no ano passado, nunca imaginei que youtube tinha a possibilidade de fornecer tal entretenimento (que é maravilhoso) assisti aos seus videos loucamente e nunca liguei ou me encomendei como vc estava e sim o que estava sendo transmitido e fica cada vez empolgado pelas idicações. Olhando os meua livros hoje este ano as compras foram dedicadas as suas indicaçoes. Conheci escritores que nunca imaginei que fosse ler. Com tudo eu quero dizer, sim, os seus videos mudaram o meu pensamento e a minha forma de ver a leitura como algo magnifico. Forte abraço.

    ResponderExcluir
  10. Oi Tati ! Quero comentar que seu trabalho esta mudando minha vida literária! Estou comprando livros que você deu indicações, estou lendo coisas melhores ! Obrigada por ter voltado ao Youtube ! Não nos deixe mais!
    Me fala você já leu O grande mentecapto de Fernando Sabino ? Se já leu, tem vídeo comentando... Se tiver me passa o link Beijão

    ResponderExcluir
  11. Oi Tati, desde que descobri seu canal, não parei de olhar seus vídeo que são muito bons, todos relacionados à música, séries e livros principalmente...Parabéns! Ah...queria te perguntar se já leu um livro chamado 'Ninguém é de Ninguém" ou "Never leave me" do Harold Robbins, é de 1953, era da minha mãe eu eu leio ele desde pequena, li tantas vezes mas nunca falei com ninguém que tenha lido. Se não leu tenho certeza de que iria gostar! Beijos.

    ResponderExcluir
  12. Um dos vídeos mais fofos do canal :) Suas indicações são ótimas, abraço!

    ResponderExcluir
  13. É muito bom relembrar mesmo.Quando assisti este vídeo a primeira vez foi quando eu anotei o livro Contos de Horror do século XIX. Eu fiquei tão animada que corre e comprei o livro.E realmente o livro é maravilhoso.
    Sempre que posso vejo seus vídeos e sempre pego algum livro como dica.
    Beijos e que sempre poste mais vídeos assim.

    ResponderExcluir
  14. Só para constar, eu fui atrás do Bosque das ilusões perdidas e achei, ainda não li, porque cada vez que você faz um vídeo novo, lá estou eu correndo na livraria para comprar, resultado? Amanhã estou indo comprar uma estante, pois não há mais espaço para os meus livros kkk Graças a você! que traz dicas de livros maravilhosos para mim e para minha filha (sim já comecei a comprar o querido diário otário para ela e para mim tb kkk)... Valeu Tati pelos vídeos, pelas indicações dos livros e até os filmes e seriados tb... Twin Peaks faz parte do meu acervo e da minha vida!!! Grande Abraço

    ResponderExcluir
  15. Aaa, eu adoro suas indicações. Fiquei super feliz quando vi que você gosta do Paulo Coelho, nossa tu é ótima Tati.

    ResponderExcluir
  16. Tatiana, eu conheci seu canal a pouco tempo mais ou menos 15 a 20 dias, eu fico hoje imaginando se vc não estiver no Youtube daqui a uns 50 anos... Mel Deusssss.Suas dicas são desfalácias,em um conjunto de sinceridade e humor,em grau leve, incomum,e pertubador.Sim.Visito sempre que posso pra alimentar a necessidade de saber se você postou um novo vídeo!

    ResponderExcluir
  17. Nessa época ainda tinha aparelho de som em casa.

    ResponderExcluir

<< >>