Das "delícias" de se ter um canal literário

Jamais entenderei o tipo de vida que leva uma pessoa que se ofende com lapsos de vlogueiros.

No vídeo de ontem da Patrícia Pirota, ela se confundiu com um nome unissex (quem nunca?...) e uma criatura que é, no mínimo, infeliz, se ofendeu e passou horas do seu dia escrevendo comentários gigantescos sobre como Pati é preconceituosa e como eu (oi?) a "ataquei"...
Muita pena de pessoas cujo conceito de amizade não inclui cuidar daqueles de quem se gosta.

Isso sem contar o quão estranho é saber que algumas pessoas que deixam comentários ofensivos acham absurdo quando respondemos à altura, retiramos o comentário e bloqueamos o usuário.
Ora, temos mais é que deixar pessoas que não nos conhecem nos agredir verbalmente, não é mesmo?

Outra coisa descabida é o fato de pseudointelectuais que ofendem sem usar palavrões, acharem que estão fazendo uma crítica construtiva que merece toda a nossa atenção, destaque e um "muito obrigada".

Principalmente aqueles que não conseguem compreender (está além de suas capacidades), que vídeos sobre livros não são análises profundas e acuradas dos mesmos - é um passatempo. Que eu inventei. 6 anos atrás. Sim, fui eu mesma quem começou a falar de livros no youtube. Num passado longínquo em que nem "like/dislike"existia. E não, não quero ninguém dizendo "Oh, Tatiana, como você é maravilhosa! Inventou os canais literários!!" - mas estaria mentindo se dissesse que não gostaria de crédito quando copiassem descaradamente o que eu faço, inclusive sem seque trocar o título dos vídeos, ou trocar um "O que eu estou lendo" por um "O que eu andei lendo", ou um "Você Escolhe" por um "Você decide". Ou quando citassem algo que foi dito por mim sem o comentário "como foi dito em uns canais literários por aí...". Me dá um pouco de vergonha alheia (e quem acompanha esse blog há mais de uma década, sabe que eu sofro de vergonha alheia crônica...).

Por fim, os comentários não respondidos.
Me dá uma dorzinha saber que foge totalmente do meu controle e do meu parco tempo livre poder responder a todos individualmente.

Por isso comecei as TAGs literárias.
Sim, fui eu, de novo!
Eu transformei TAGs americanas de maquiagemmmmm em TAGs de livros.
Comecei pelo "This or That?"
Assim conseguia responder perguntas gerais sobre determinados assuntos.

[Aliás, você sabe o que é uma "TAG"?
Não, não é uma sigla.
"Tag" é a brincadeira de "pega-pega" em inglês.
Eu respondo uma enquete e escolho quem vai responder depois.
( E "I'm it" é algo do tipo "Está comigo!", "é a minha vez!"
Você já deve ter visto alguma TAG em canais gringos, espero que tenha entendido).]

Por isso o PMF - Perguntas mais frequentes

Por isso a página do Facebook - que cuido muito mais do que minha página pessoal, que anda às traças.

Por isso a minha tentativa de manter um twitter.

É por isso: para vocês saberem que "eu estou aqui".

Já ia perdendo o foco e me esquecendo de comentar sobre o número de comentários que recebi dizendo que só reclamei da bienal porque não fui tão paparicada quanto Nicholas Sparks, que descontos não devem ser cedidos a "pessoas ricas" *cof, cof*, que funcionário de livraria não é obrigado a conhecer livros *COF, COF*, e por aí vai...

Vejam só: eu fiz a minha parte.

Querem continuar sendo mal atendidos e ficarem quietinhos no canto, ou resmungando pros amigos? Tá jóia. É por isso que o país não vai pra frente. Não reclamem de nada, não, que está tudo uma maravilha!

Livros de 200 páginas tem mais é que custar 40 reais, mesmo - e eu que sou "rica" *COF, COF" e não tenho nada pra fazer na vida, nem vida social *COF, COF, COF* que compre,  leia e faça vídeos a respeito.

Resumindo: quer fazer um canal literário? quer mesmo? tem certeza?
Vejam aí o ônus.

135 comentários:

  1. Respostas
    1. Complicado, Idelmária, complicado...
      bjo, e 'brigada pela companhia ;)

      Excluir
  2. Entendo que esse post em específico seja pra falar do lado B de ser ter um canal literário, mas nesse tom, principalmente o empregado no último parágrafo, parece que é tudo horrível, que não se tira nada de positivo dessa experiência.

    Agora, falando sobre o seu vídeo da Bienal... Sou carioca e frequento bienais desde sei lá, meus cinco anos de idade e posso afirmar que a vantagem na questão de preço é praticamente nula. Os descontos são poucos e nem sempre arrasadores, vale mais a pena aproveitar promoções do Submarino. Vale MUITO mais a pena.

    Fico de queixo caído quando vejo esses lunáticos falando mil maravilhas da Bienal. O que eu gosto desse evento é a oportunidade de pegar autógrafos de vários autores de uma vez só e de conhecer novos, que estão lançando seus livros agora. Muitas vezes ele estão sentados sozinhos nos estandes da editora, esperando clientes e dá pra conversar um monte. Conheci a Giulia Moon assim e me apaixonei.

    E também é um passeio divertido pra fazer com os amigos e com a família. Como a Ju disse, se estiver em boa companhia, é muito gostoso.

    Mas o lugar é longe, a comida é um absurdo e os preços dos livros nem se fala. A Bienal do Livro NÃO É A DISNEYLAND.

    Beijos :*
    www.vireapagina.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ué, mas se entendeu que o post é sobre o "Lado B", não tem por quê achar que "é tudo horrível", não é mesmo, Nathalia? ;)

      O primeiro fim de semana da Bienal deste ano foi péssimo - esperamos que os organizadores resolvam todos os problemas para o próximo (que além de tudo, será num feriado)

      1 abç! ;)

      Excluir
  3. Vergonhoso alguém criticar dessa forma o seu trabalho, Tati. Acompanho alguns canais literários (que conheci por intermédio do seu) e vejo que eles sempre se esforçam, tiram um pouco do seu tempo livre (que já é curto), pra se dedicarem a algo que é direcionado pra outros. E, ainda tem gente que acha isso ruim. Que triste. Sobre a Bienal, a maioria das críticas foi negativa mesmo, desorganização, teve até "quebra-quebra". Minha prima saiu de lá com o joelho machucado, por que várias pessoas foram derrubadas pelos "fãs" do Sparks, escrevi "fãs", pois ela me disse que ouviu gente gritando "Ah, eu só vim pra pegar autógrafo do autor de "Um amor pra recordar" e por ai vai. 'Tô indignado com esse pessoal falando sobre descontos nos livros e os funcionários de Livraria, sempre que posso, reclamo com as editoras quando acho "injusto" um preço de um livro, mas eles vem com a desculpa da "mão-de-obra" e blablablá... Pra concluir, na minha humilde opinião, só trabalhariam em livrarias, pessoas que fossem leitoras. ;)

    Queria deixar uma mensagem pessoal aqui pra você:

    Sou MUITO grato mesmo pelo seu trabalho (também, pelo da Pati, Ju, Videl, Nica e dos outros vlogueiros). Como eu disse, foi através do seu canal, que conheci esse universo de canais literários. O que você faz por nós, Tatiana, é impagável. Sempre que posso, mando mensagem para os vlogs\blogs que acompanho, agradecendo pelo trabalho deles. (Hoje criei coragem e escrevi a sua). Só desejo mais e mais sucesso pra você, tanto no seu canal quanto na sua vida. Você é S-E-N-S-A-C-I-O-N-A-L.

    P.s.: Ignore algum erro, digitei pelo celular, por favor. ;)

    Beijão. ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O mais engraçado é quando criticam a gente como se fôssemos profissionais em vídeos sobre livros no youtube, que trabalhamos para eles, e etc...
      Complicado, Francisco, complicado...
      'brigadão pela companhia ;)

      Excluir
  4. A Internet é um grande formigueiro de Trolls no final das contas...

    Mas seu trabalho é muito bom, isso não tenha dúvida!

    ResponderExcluir
  5. E clap clap clap, as pessoas acham que porque metemos a cara e fazemos vídeos, produzimos conteúdo, escrevemos posts, estamos "abertas" a qualquer tipo de comentário baixo e à falta de educação. Falou mal de um livro que a pessoa ama? Motivo para linchamento eterno, é claro. Falou bem de um livro que a pessoa odeia? Motivo pra ser trucidada nos comentários, afinal, quem mandou ter "mau gosto"?

    Nessas horas ter canal e blog cansa mesmo mas, felizmente, os comentários fofos e a interação com pessoas legais e que agregam compensam. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, Fabiola, é claro que existe mais bônus do que ônus - mas as pessoas parecem cada vez mais sem limite pra descarregar suas frustrações em quem dá a cara a tapa na internet, como você disse...

      Dureza... ;)
      bjo

      Excluir
  6. Pessoas desnecessárias existem em todo lugar, mas na internet, acham que tem direito de esculachar o outro por nada, ou por se acharem superiores. Fazer o que né.

    Eu adoro seu canal, não sou uma pessoa que lê muito, mas já peguei muitos livros depois de ver suas resenhas :) ^^

    Um abraço,
    Vívian

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigada, Vivian! é bom saber que o que a gente faz no youtube, no blog, é válido de certa forma ;))
      1 abç

      Excluir
    2. Com certeza!!!!!! Continue assim \o/
      (não entendo nada de blog....está unknown e sem foto meu comentário, desculpe ^^

      Excluir
  7. é Tati...nao sei o que é pior, os que ofendem com palavrão, ou os pseudo intelectuais que ofendem sem palavrões, apenas tentando inferiorizar os outros :P

    acho que ta mais q certa de bloquear e apagar, eu faria o mesmo. eu hein, não sou obrigada a ouvir besteira :P

    bjão!

    ResponderExcluir
  8. Eu também sou frequentadora desde sempre da Bienal,e concordo em questão de valores de livros, a comida super cara etc. Espero (e sempre espero) que em 2015 mude a organização para melhor. Já escrevi emails para lá dando algumas sugestões, agora que você Tati falou no seu vlog.espero realmente que resolva esta questão!
    E também espero sinceramente te ver de novo na Bienal de 2015 no Rio.

    Beijos e Sucesso!

    ResponderExcluir
  9. Sou professora de Português e posso dizer que aprendi muito com você. Gosto muito, muito, muito mesmo dos seus vídeos. Você passa uma mensagem que gosto muito...que é tão bom ler!!!!! Simples assim...abraços!!!

    ResponderExcluir
  10. O Assunto Bienal é um pouco delicado, mas, essa reclamação é necessária sim.
    Os vendedores deveriam pesquisar mais e ajudar o comprador, e quanto ao texto, mostra o lado ruim do canal, que infelizmente, ainda existe.

    Beijão Tati <3
    http://devoradores-de-historias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Ai Tati, senti que esse post foi uma resposta pra uma pergunta que te fiz por inbox esses dias! hahaha não tô querendo uma resposta, até porque você tem mais o que fazer. Mas lembro que te perguntei COMO COMEÇAR um canal literário e se você tinha alguma dica pra mim. Acho muito chato esse negócio de comentários ofensivos, muita gente sem educação. E eu que sou meio estouradinha, imagina se crio um canal e me deparo com um ser desse? Não sei o que eu faria!

    Vou começar com um blog, aos poucos. Adoro seu canal, me inspira demais!

    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Disse tudo, Tati.
    Conheci seu canal esse ano, pois minha amiga me mostrou o link quando você falou sobre o livro da Biografia do Hitler.

    Sou carioca e sempre que tem a Bienal, eu vou. E sempre me arrependo... E sempre me pergunto porque continuo indo.
    Acho muito desorganizado, muito tumulto, pessoal mal capacitado.
    Fui essa semana e fiquei meio com vergonha alheia de uma parte do publico que estavam presente. A sensação que tive, era que 60% das pessoas que estavam ali (a sua grande maioria estudantes), só estavam ali pelo passeio, pela "zuação" - alunas com plaquinhas de "Beijo Gratis"- alunos causando tumulto em volta das alunas.

    Mas enfim...
    Força e paciência , que adoramos o seu canal :)

    ps.: aliás, cada video que vejo seu, minha lista de compras aumenta. E MUITO OBRIGADA por indicar "REPARAÇÃO" - amei esse livro e entrou no top 10 <3

    ResponderExcluir
  14. Ai Tati, sinto que essa foi uma resposta pra uma pergunta que te mandei no facebook esses dias! rs

    Eu tava querendo criar um canal literário, mas não sabia por onde começar e acabei te perguntando algumas dicas.

    Depois desse post, parei pra pensar, não sei se daria muito certo. Até porque, eu não sei se conseguiria ser espontânea nos vídeos como você é. E eu sou muito estouradinha pra essas coisas, eu não tenho paciência! Se viesse um "zé" desse encher o saco, ou eu bloqueava, sem nem replicar, ou eu esculachava. Eu ainda acho que você tem muita paciência, porque tem tanta merda que falam pra você que eu fico com cara de besta olhando pra tela do computador.

    Enfim, adoro seu canal. Me inspira demais!

    Um beijo.

    ResponderExcluir
  15. Tati :3
    Awn, seus vídeos/postagens são muito legais.
    Sério, eu como adolescente adoro ver um outro gosto literário (MUITO) divergente ao meu, daí a gente descobre novos livros e tal, :')
    Gente com mimimi tem em todo lugar, mete logo um bloqueia nesses pestes e continue fazendo pra quem gosta <3

    ResponderExcluir
  16. Oi Tati!
    Ainda não assisti aos vídeos da Bienal (o áudio do meu computador pifou e só sobrou o horário de almoço, no trabalho), mas achei muito pertinente o seu post. Comecei o canal em 2010 para fazer "caixas de correio" e com o tento fui tentando as TAGs, comentários sobre livros e afins. Eu nunca tive muitos problemas com comentários porque até ano passado quase ninguém assistia ao canal (não que hoje seja muito assistido, hahahahaha), mas no mês passado começaram a aparecer pessoas como essas que você citou. No vídeo sobre A menina que não sabia ler. Que absurdo eu não ter gostado, menos ainda entendido. Recebi comentários de pessoas me xingando porque viram uma resposta a outro usuário, mas não leram a original. Enfim, essas situações de gente desocupada. As primeiras vezes que aconteceram eu fiquei indignada, mas depois segui os conselhos de vocês lá no grupo. E tem mesmo que bloquear e responder a altura.

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nine, o que tem me incomodado ultimamente, é que parece que as pessoas estão achando cada vez mais que podem despejar suas frustrações em cima de quem faz video, ou escreve em blog...
      a maioria desse tipo de comentário eu nem termino de ler - já deleto e bloqueio, logo.
      e assim, vamos indo...
      ;)
      bjo!

      Excluir
  17. (Fiquei doida! Era pra ter comentado no blog, escrevi no facebook)

    Umas das coisas que mais me chamou a atenção no texto foi quando você disse que tem gente que acha que vlogueiro faz o que faz por obrigação e deveria ser "profissional". É justamente por saber que não é assim que eu nunca dou dislike em um vídeo (é mais fácil assistir e simplesmente não dar like). Acho super injusto desconsiderar o tempo que a pessoa gastou organizando o que ia falar, gravando, editando, renderizando, upando pra chegar um babaquinha e meter o mouse no "dislike" e pronto. Excelente texto (:

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. rs, por isso que fui lá responder e deu erro...
      então, Vevs, com relação ao "dislike", o mais engraçado é quando você sobe um vídeo de 15 minutos e dali a 2 já tem dislike... o que leva o ser que te detesta a seguir o teu canal?... acho incrível...

      Excluir
  18. Eu assisti ao vídeo da Patricia hoje e quando eu desci para ler os comentários eis que vejo aquele "ser" destilando horrores sobre um simples erro de gênero. Eu tive que assistir ao vídeo mais de uma vez para perceber essa "super falha" da Pati.. E como você disse, acredito que ela não tinha amigos no ~feice~ para conversar..hahah
    Infelizmente estamos sujeitos à criticas, seja dentro ou fora da internet, construtivas ou destrutivas e o pior é que a internet dá voz aqueles que nada acrescentam para a humanidade, despejando um tanto de baboseira por aí..
    Eu sou uma pessoa que tenho dificuldade de ser fã, não sei fazer isso, mas admiro muito o que você faz. Prefiro mil vezes te encontrar na rua, te dar um abraço e agradecer pelo o que trabalho que faz, como leitora, vlogueira e como pessoa, a encontrar uma celebridade a qual não acrescenta nada a ningúem!!
    Um abraço,
    Felipe

    ResponderExcluir
  19. Tati, eu fico profundamente triste por ver que essas coisas acontecem, porque, assim como eu, existem diversas outras pessoas que se inspiraram em você pra buscar livros e autores que nem mesmo conheciam, passar a ler mais e melhor.

    Enfim, fica aqui meu muito obrigada pelo seu trabalho e que toda essa critica desnecessária e maldosa não te desanime, ou qualquer outra coisa do gênero, afinal são apenas pessoas que não são nem 1% do que a Tati é e morrem de inveja rsrsrs.

    Um beijo
    Pri


    ResponderExcluir
  20. Eu assisti ao vídeo da Patricia hoje e quando eu desci para ler os comentários eis que vejo aquele "ser" destilando horrores sobre um simples erro de gênero. Eu tive que assistir ao vídeo mais de uma vez para perceber essa "super falha" da Pati.. E como você disse, acredito que ela não tinha amigos no ~feice~ para conversar..hahah
    Infelizmente estamos sujeitos à criticas, seja dentro ou fora da internet, construtivas ou destrutivas e o pior é que a internet dá voz aqueles que nada acrescentam para a humanidade, despejando um tanto de baboseira por aí..
    Eu sou uma pessoa que tenho dificuldade de ser fã, não sei fazer isso, mas admiro muito o que você faz. Prefiro mil vezes te encontrar na rua, te dar um abraço e agradecer pelo o que trabalho que faz, como leitora, vlogueira e como pessoa, a encontrar uma celebridade a qual não acrescenta nada a ningúem!!
    Um abraço,
    Felipe

    ResponderExcluir
  21. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  22. Nunca fui numa Bienal, mas acho um absurdo os funcionários não saberem nada sobre os livros! Afinal, eles estão ali para vender o produto, então deveriam saber um pouco sobre o que eles se tratam.
    E qualquer um tem que ser "rico" pra comprar livros no Brasil, convenhamos, porque não tá fácil.

    ResponderExcluir
  23. As pessoas deveriam se conscientizar de que: ainda bem existem blogs e vlogs literários, pois podemos aprender e conhecer muitas coisas novas. Se os infelizes de plantão não gostam desse ou daquele vídeo / blog, que procurem outras coisas para gostar ou curtir.
    Penso também que, muita, mas muuuuuuuuuuuuuita gente só tece comentários negativos porque é na Internet. Quero ver cara-a-cara!! Quero ver ao vivo!!

    Tati, acompanho seu canal desde o ano passado e com ele, pude conhecer um mundo muito mais divertido. Continue assim!! Precisamos de mais pessoas como você.

    Abraço,

    Cecília.

    ResponderExcluir
  24. Não sou muito de postar comentários, mas neste tive que falar...
    Você não deve levar a sério certos tipos de comentários... E isso acontece em todas as profissões...
    Basta assistir a um único vídeo do seu canal para saber sua postura... Aliás, limitada é a pessoa que se ofende por uma opinião (pessoal) sobre um assunto que ela mesma buscou ver se existiam outros pontos de vista...
    Sou muito fã do seu trabalho... e começei a ver outros vlogs por intermédio do seu... embora nem sempre tenha os mesmos pontos de vista que os seus é sempre enriqueceder assistir às suas resenhas e até mesmo os vídeos de "mulherzices".
    Abços..

    ResponderExcluir
  25. Tati, concordo com tudo o que você falou! O povo,não reclama e depois fica falando pelos cantos. Vc tá mais que certa mesmo!

    Adorei o post. =)

    ResponderExcluir
  26. Parabéns pelo blog, Tati, tu não tem noção de como tu tá difundindo o gosto pela literatura e abrindo novos horizontes para nós. Até ver teu canal eu nunca pensara em ler livros como Assim falou zaratustra ou Ulysses. Isso é um serviço de utilidade pública quase, se eu tivesse tido professores como você eu já teria começado meu hábito compulsivo de leitura muito antes! Parabéns mesmo! :)

    ResponderExcluir
  27. Tati, eu nunca vou conseguir entender as pessoas que fazem um trabalho tão bonito quanto o seu. Assim como o amigo que comentou, eu também só conheci outros canais literários por sua causa!

    Espero que seu lindo trabalho perdure por muitas anos.

    Beijos, de um fã.

    ResponderExcluir
  28. Sabe, Tati... seu canal foi o primeiro canal literário que eu conheci, e foi por intermédio seu sim, que conheci os da Patrícia Pirota, da Juliana Gervason, o Cabine Literária, entre outros... seu trabalho é quase um trabalho voluntário... acho um absurdo o desrespeito de alguns....
    É claro que eu já vi vídeos seus, nos quais não concordava com algumas coisas, mas e daí? tenho direito de te ofender por pensarmos diferentes????
    Continue fazendo como sempre faz, que está maravilhoso!!! Seu trabalho como vlogueira é digno de aplausos...
    Um beijO!
    Fabiane

    ResponderExcluir
  29. Eu tenho um vídeo de 17 minutos falando sobre a Terra Média. DEZESSETE MINUTOS BABANDO NO TOLKIEN! E aí no vídeo dos Goonies, digo que o ator principal do filme "virou o Sam" no filme O Hobbit. Hobbit, Senhor dos Anéis. Confundi, uai. Ele É um hobbit.
    Aí veio um cara e disse que eu reclamei do erro da editora no livro e aí vou e comento um erro no vídeo.

    Posso com uma comparação dessas? rs "Moço, então me PAGUE um salário igual os revisores tem nas editoras, pfv."

    Eu tenho uma teoria de que tem algum tipo de surto coletivo que atinge as pessoas quando elas acessam a internet. Pq não é possível.
    E a cagação de regra, gente? Quero ~morrê~.

    Tem uma galera precisa MUITO de terapia.

    ResponderExcluir
  30. Cara, não consigo entender essa gente que critica e atrapalha tanto esse seu lindo trabalho!

    Assim como o amigo que comentou, eu também só conheci os outros canais literários por sua causa.

    Beijos, de um fã. ;)

    ResponderExcluir
  31. Tati, algumas pessoas que comentam essas idiotices nos blogs, simplesmente não conseguem criar conteúdo então usam os comentários para chamar a atenção, eu pelo menos dou valor no que vocês fazem, sei que gastam seu tempo pra gravar os videos já vi a Isa Do Lido Lendo acordando bem cedo antes de ir para o serviço pra gravar, o Bruno do minha estante recentemente fez um vídeo diferente e uma pessoa ficou reclamando,?? não tem logica isso, acham q vocês tem obrigação de lançar um vídeo em um certo dia se atrasa é aquele mimimi, mas se importe apenas com quem gosta do que você faz porque acho que é pra eles que você e produz seu conteúdo, fica um grande abraço e muita boa sorte

    ResponderExcluir
  32. Oi Tati! A primeira vez que vi um vídeo sobre livros foi o da Giu Fernandes, e na época achei o canal mais pra minha filha do que pra mim, só que em determinado momendo do vídeo ela citou seu nome e fiquei muito curiosa pra conhecer essa tal de Tatiana Feltrin. Putz! Me apaixonei de primeira! E olha que o seu canal não falava só de livros não, falava de beleza, de música, enfim...falava de tudo o que eu mais amo nessa vida! E através do seu canal, conheci outros igualmente apaixonantes - Patrícia, Juliana, Videl, Denise, Claire, Bruno, Isa...e por aí vai. Olha quanta gente bacana faz a gente feliz! Agradeço por você ter despertado minha vontade de ler, que andava por aí sem rumo...rsrs...Amo o trabalho de vocês! E adoro o seu canal, não nos deixe nunca! Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem como assinar embaixo desse comentário? Disse tudo o que eu poderia dizer.

      Excluir
  33. Tati, fico profundamente triste por ver que essas coisas acontecem, por pessoas atras de uma telinha se acharem 'toda poderosa' e que podem ofender a vontade. Pra mim isso é puro e simplesmente falta de caráter.
    Acredito que discordar de uma opinião é natural, comenta lá quais os pontos que você discordou e porque, seja educado, acho que a ideia de um canal literário é justamente essa troca de informações, mas esse vandalismo não deve ser aceito jamais!

    Enfim, sou mega fã do seu canal e do conteúdo que você disponibiliza lá pra quem quiser ver, me inspiro demais no seu trabalho.

    Um grande beijo!



    ResponderExcluir
  34. Pois é, Tati... é tanta coisa sem sentido que dizem que fica até difícil responder rs.
    Você será sempre um exemplo pra mim!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  35. É uma situação muito chata e complicada Tati, mas infelizmente a net está cheia de pessoas dessa maneira. Eu gosto, sigo seu canal e até peguei dicas de livros que não conhecia para comprar. Um bom exemplo disso o livro de Contos de terror do século XIX, assisti uns dois vídeos que vc comentava tão bem do livro que eu pensei... Eu tenho que comprar e ler esse livro.
    Comprei, li e fiquei maravilhada com o livro. A partir dele descobri que tinha Contos de amor do século XIX, que é o gênero que mais gosto. Enfim a net precisa de pessoas assim como vc, a Patricia, a Clarice e outros. Pessoas que tragam algo positivo para net,elogiar e criticar quando tem que ser necessário.
    Bjos

    ResponderExcluir
  36. Oi, Tati! A impressão que eu tenho é a de que pessoas como essas que você comentou sempre existiram, só que agora quanto mais meios disponíveis pra elas se expressarem, mais abusam da paciência e boa vontade alheia. Acho super correto responder a altura, bloquear, etc. Eles não têm qualquer respeito, mas exigem respeito de volta. É inacreditável, né?

    Tenho certeza de que você inspira muita gente por aí - eu mesma só conheci esse universo de canais literários por meio dos seus vídeos - e só não criei um pra mim por vergonha de ser filmada. Acabei criando um blog e sempre acabo lendo um livro ou outro por influência sua (o último foi "O retrato de Dorian Gray, por ex.).

    E sobre a Bienal, sempre vou a de SP e, no último ano, a desorganização foi gritante. Um tumulto na entrada e estandes lotados. Mas me lembro de ter conseguido uns bons descontos por aqui.

    Enfim, valeu seu desabafo! hehehe Só queria dizer que você faz um trabalho incrível! Obrigada =D

    bjs,
    Carla

    ResponderExcluir
  37. ah e comprei muito livro por causa da senhora viu kkkkkkkk

    ResponderExcluir
  38. O pior Tati, é que quem agride dessa forma, não faz nada a respeito. Aposto que não tem canal literário, que mal lê e quando lê, acha que só os "livros cabeça" é que importam, o resto é lixo, elesa já julgam sem saber que, coitados, infelizes, estão limitando seu conhecer. Tem mais é que esculachar mesmo, pq sou eu, é você, são os vlogueiros que colocam a cara para bater, esses aí, se limitam a falar mal, mas fazer que é bom, necas. E... ainda bem que vc começou tudo isso! ainda bem! beijo!

    ResponderExcluir
  39. Ah sim, só para você saber com quem está falando, Livros Incríveis e Rachel Kizirian, são a mesma pessoa :)
    bjs

    ResponderExcluir
  40. Esses comentarios negativos são de pessoas que tentam fazer algo porem da errado, ficam com inveja dos que estão indo muito bem ( como você,a Pati e a Ju) e ficam desqualificando. Qualquer errinho básico já é motivo para criar um caos imenso.
    Como seria maravilhoso o mundo sem os invejosos!!!rsrsrs

    ResponderExcluir
  41. Aqui em Portugal é a mesma coisa.
    Apesar de não haver muitos canais literários e eu ir começar um hoje, sei que as "críticas" ou os pontos negativos que focamos, as pessoas pegam neles e se ofendem todas e criam uma enorme confusão como se a liberdade de expressão ou uma apreciação negativa não pudesse existir.
    Tenho de concordar com você nesta situação e no que escreveu, porque já passei pelo mesmo. Tinha um blogue e não podia dizer absolutamente nada que chegavam até a imprimir os meus post's e a criticar e se compreender que é uma opinião e é uma outra visão.
    Não sei, mas concordo com você nessa frase: "É por isso que o país não vai para a frente". Aconteça o mesmo aqui do outro lado do Atlântico.

    Keep the good work going on!!

    ResponderExcluir
  42. Eu li os comentários dessa menina no vídeo da Patrícia Pirota e VERGONHA ALHEIA DEFINE. Acha que sabe argumentar alguma coisa e nada disse. Se sentiu ofendida horrores com o quê mesmo?

    Pois é Tati, tem um lado B, mas o lado A é maioria. Adoro seu canal e o da Pati também, ela foi uma lady ao responder à perdidinha lá hahaha.

    ResponderExcluir
  43. Oi Tati, senti seu drama no texto. Realmente existem pessoas que só querem uma brecha para poderem tirar sarro, implicar, falar mal etc. Acredito que contigo seja pior pois você leva o vlog a sério, e dos vlogs literários, o seu é um dos mais influentes (até por ter sido a primeira, acredito). Algumas pessoas fazem os vlogs como um hobby, sem uma rotina. Gravam vídeo quando podem, quando querem.. e acho que para eles a tarefa de levar um vlog adiante não é tão massacrante rs. Você está na trincheira Tati haha. Sad but true.

    ResponderExcluir
  44. Ainda tenho em meu pensamento que algumas pessoas nesse mundo passam o dia inteiro tentando achar erros em vídeos alheios apenas para importunar seus donos... mas como todos somos humanos e um rio de rosas nunca pode estar completo,eles acabam sempre achando esses erros.
    Recentemente mandei uma mensagem em seu facebook porém parece que você também recebe muitas lá :( ... Mensagem:
    " Olá Tatiana como vai seu dia ? espero que bem... enfim,sou muito seu fã,comecei a assistir seus vídeos a procura de algumas opiniões sobre livros e manga e fiquei muito feliz em finalmente ter encontrado algo que valia a pena,ainda mais vindo de uma pessoa tão simpática como você,para lhe homenagear fiz uma Art,mesmo ainda sendo novato nisso espero que goste õ/ esperando novos vídeos e posts"

    Art: http://imageshack.us/a/img89/3380/r9sb.png =]

    ResponderExcluir
  45. Esse politicamente correto é um saco!
    Achei que o "erro" da Patrícia foi super inocente. Eu mesma já cansei de errar na hora de me referir a certos autores ou obras.
    Uma pessoa pode até interpretar mal e se sentir ofendida com a troca de artigos, mas precisava realmente daquele estardalhaço todo? Por que não mandar uma mensagem privada expondo seu incômodo de maneira educada?
    A grande verdade é que esse anonimato da internet dá voz a todo tipo de gente maluca e desequilibrada que adora arrumar confusão por tudo =P

    A propósito, sou muuuuuuito sua fã! Adoro os seus vídeos e, apesar de não concordar com a sua opinião 100% do tempo, acho seu trabalho rico e muito pertinente.

    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  46. A população das grandes cidades está cada vez maior e os organizadores de grandes eventos não estão acompanhando isso. A Bienal já foi um nincho apenas de intelectuais, estudantes e uma pequena parcela de cidadãos comuns que gostam de ler (considerando que o Brasil possui ou possuía um título de país que não lê). Como tudo que massifica ou populariza acabou perdendo em qualidade de organização e atendimento. Concordo com a Tati. O instrumento para a melhoria constante é reclamar, mas não com os amigos. Reclamar oficialmente, mandar e-mails, fazer vídeos, registros nas redes sociais, ou seja, fazer as reclamações virarem números porque é só isso que as corporações conseguem enxergar.

    ResponderExcluir
  47. Ah...os frustrados com sua necessidade de impor seus desgostos oriundos de seus fracassos. Usam o único amigo real que possuem, o teclado. Ele não os rejeita em seu frenesi de expor sua vida medíocre que não cabe mais em um só corpo, urgindo por ser compartilhada com quem nada tem com a impotência alheia.

    Ah...os que não fazem porque não conseguem e criticam os que fazem de fato. Que não suportam os que tem talento e pertinência. Que se irritam com os que amealham simpatia, sorrisos e admiração. Quão difícil devem ser suas vidas?

    Ah...os "intelectuais de internet", com suas recomendações infinitas de "vá ler" e suas falácias "magister dixit". Ansiosos por gastarem as palavras que aprenderam naquele dia. Confundindo "ad hominem", com mero ataque pessoal, pois para eles não existe diferença. Se masturbando ao ler os próprios comentários, crédulos que farão alguma diferença. Implorando para serem notados.

    Mas podemos lhes oferecer condescendência. Comentam porque precisam. Comentam porque não conseguem "não comentar". Comentam compulsivamente, atabalhoadamente, porque no fundo ainda não se deram conta do óbvio. Que são apenas comentários...e não afeto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom o texto da Tati, e o seu comentário também. Estão certíssimos. E obrigado por me fazer pesquisar o que é "magister dixit" e "ad hominem", um dia terei um vocabulário igual ao seu. Inshalá!

      Excluir
    2. PQP, garoto... até comentando você arrasa no texto rsrs estou começando a ficar com inveja rsr

      Excluir
  48. Infelizmente, há pessoas estúpidas, egocêntricas, e todos aqueles lindos adjetivos que explicam como o ser humano teima em ser. Sei que sou um fã a mais numa multidão de seguidores, mas gostaria de dizer que apesar de conhecer seu canal no YouTube há pouco tempo (para ser mais preciso, desde o fim de junho desse ano), eu ADORO seus vídeos e passaria a vida só lendo os livros que você recomenda, mas a vida não é só feita de alegrias hehehe.

    Graças a você comecei a comprar livros novamente (até O Bosque das Ilusões Perdidas eu procurei em sebo e achei :D), e deixei a preguiça de ler de lado, por estar muito cansado de tanto ler os textos da graduação.

    Por favor, nunca deixe de fazer seus vídeos porque (plagiando seu adjetivo) eles são SEN-SA-CIO-NAIS!

    Beijo grande de um novo fã :)

    Felipe C.

    PS: eu já vi você falando dos alunos da USP, e eles realmente são a pior espécie de pseudointelectuais que existe, porque eles se acham normalmente superiores ao resto do universo; sei disso porque sou aluno de lá e como acho que você pode ignorar a maioria deles, mas não se esqueça que tem gente bacaninha lá e que curte seu canal :)))

    PS 2: espero que você leia esse comentário rs.

    ResponderExcluir
  49. Concordo em gênero, número e grau com você... pô, deslizes acontecem com todo mundo. Se alguém não gosta de alguma coisa que foi dita em um vídeo ou em um blog, essa pessoa pode reclamar mas, por favor, NÃO ofenda ninguém!

    Você não tem obrigação de aguentar "esculhambação"!!

    A pessoa não gosta mais dos vídeos do canal, ou a opinião dela não "bate" mais com o do vlogueiro, cancela a assinatura do vlog, Simples!

    Até mais,

    ResponderExcluir
  50. Eu acompanho alguns canais literários e de formas mais de perto (porque são meus preferidos) o seu, o da patrícia Pirota e da Juliana Gervason. Eu recentemente decidi fazer o meu próprio canal (embora esteja bem sozinha nele kkkk) porque realmente a gente termina ficando meio sozinha em relação a "com quem comentar os livros que a gente lê" e fica morrendo de vontade de falar do livro. Enfim, ontem assisti tanto ao vídeo da Patrícia Pirota quanto li os cometários (o que é um milagre, pois geralmente assisto e dou um joinha) e fiquei pasma com o rumo e a proporção que tudo tomou.
    Lembrei que na época que usava muito o Orkut (sim, ainda tenho orkut, só não uso muito, fico meio sozinha por lá) aconteceu uma coisa parecida. Eu fiz um cometário em uma foto de uma colega de trabalho e ela entendeu mais e respondeu horrores. Na foto ela estava vestida com a farda a AMC (não lembro bem o significado da sigla, mas é agente de trânsito) e ela estava trabalhando numa parada gay. Eu nem sabia que ela havia mudado de emprego, pois até então ela trabalhava como coordenadora pedagógica em uma das escolas e eu como pedagoga da secretaria de educação. Pois é, comentei exprimindo minha surpresa dizendo que não sabia que ela havia saído da educação. Enfim depois de resposta para lá e para cá, ela continuou achando que eu era homofóbica. O que me deixou mais indignada foi que não só eu sou totalmente a favor da liberdade sexual, que cada um faça da vida o que tiver vontade, como também sou responsável pela educação sexual do município, sou eu quem dá a formação para os coordenadores sobre como trabalhar a prevenção da homofobia e outras temáticas. Mas não teve jeito, a coclusão é que ela me excluir do orkut. Lastimável, perdeu uma amizade por um mal entendido.

    ResponderExcluir
  51. Concordo em gênero, número e grau!

    Você não é obrigada a aguentar "esculhambação" de ninguém!!

    Se a pessoas não concorda mais com você ou não gosta das sua opiniões, ela só tem que PARAR de seguir os seus vlog e blog.

    Blessed be,

    ResponderExcluir
  52. Excelente texto Tati.

    Te acompanho a pouco tempo e logo que vi o primeiro vídeo (sobre a tradução do Hobbit pela professora Lenita), não quis mais para de te assistir.

    Você é o MÁXIMOOOOO! E me inspira a ler cada vez mais...

    Beijos

    ResponderExcluir
  53. Tati, vejo seus vídeos desde dezembro de 2011. Eu me lembro que naquela época só existiam seus vídeos. lembro que digitei no youtube dicas de livros e de repente, descobri suas dicas, que mudaram minha vida literária.
    Você é ótima, vejo verdade nas suas opiniões, isso pode incomodar quem é acomodado.
    Beijos, sou sua fã.

    ResponderExcluir
  54. Sim, eu sigo seu canal há séculos e sei que você sofre de vergonha alheia rsrsrs
    Ah tati, é tudo recalque de gente idiota. Tenho que aguentar isso todo dia, um exemplo é minha prima que ama Nicholas Sparks e as fúteis atualidades, não suporta de maneira alguma que alguém fale algo que o ofenda.. Me diz, é tenso ou não é? kkk

    ResponderExcluir
  55. Muito bom tudo o que você falou Tati.

    Adoro seu canal no youtube, confesso que comecei a te assistir a pouco tempo hehehe (com o vídeo O Hobbit e sua tradução), você é a melhor no que faz e fala com propriedade sobre os assuntos... Além de ser muito simpática... (acho show a sua ironia tbm kkk)

    Você me inspira a ler cada vez mais, sempre busco um livro que foi indicado por você.

    O próximo vai ser O que disse Berenice kkkkkkkkkkkkkkkkkk, brincadeira linda...


    Beijos e muito sucesso para você!!!!!

    ResponderExcluir
  56. Ahh tati fico triste que tem pessoas que fazem isso com vc, eu acho que você está fazendo um bem muito grande, um bem que vai deixar marcas na vida de muitas pessoas. Graças a você estou lendo muito mais, aprendendo muito mais e estou estudando mais inglês !!! Eu tenho certeza que isso vai trazer coisas boas na minha vida, e isso graças a você!!!!!! Obrigado Tati por existir !!!! obrigado tati por ser essa pessoa tão bacana !!! obrigado tati por deixar meu dia e o dia de muitas outras pessoas mais alegre !!!! Eu imagino que você deve receber inúmeros comentários aqui no seu blog todos os dias, mas espero que posso ajudar a você sempre está animada pra continuar com esse blog e seu canal que são fantásticos...márcio

    ResponderExcluir
  57. Ahh tati fico triste que tem pessoas que fazem isso com vc, eu acho que você está fazendo um bem muito grande, um bem que vai deixar marcas na vida de muitas pessoas. Graças a você estou lendo muito mais, aprendendo muito mais e estou estudando mais inglês !!! Eu tenho certeza que isso vai trazer coisas boas na minha vida, e isso graças a você!!!!!! Obrigado Tati por existir !!!! obrigado tati por ser essa pessoa tão bacana !!! obrigado tati por deixar meu dia e o dia de muitas outras pessoas mais alegre !!!! Eu imagino que você deve receber inúmeros comentários aqui no seu blog todos os dias, mas espero que posso ajudar a você sempre está animada pra continuar com esse blog e seu canal que são fantásticos...márcio

    ResponderExcluir
  58. Tati eu sequer entendi até agora aquele ataque histérico à nossa querida Pirota. Parece que é louca. Qual o problema em confundir o nome do autor? Eu revi umas dez vezes, achei até que a Pati tinha cortado o vídeo, porque só vi à noite. To tão pasma com a desproporção do comentário da criatura que nem sei o que falar, somente que gente assim não merece nem comentário, a bichinha da Pati, que é uma alma boa, ainda se deu ao trabalho de responder, mas eu teria simplesmente deletado, ela queria era aparecer e o pior apareceu. Vade retro. Quanto a canais só nós que fazemos e botamos a cara a tapa é que sabemos a dor e a delícia. E realmente não dar crédito, quando todo mundo sabe quem foi é vergonhoso, no mínimo. Gde. abraço.
    Nadia Lima.

    ResponderExcluir
  59. Oi Tatiana. Realmente tem muita gente mal educada e que não respeita as pessoas, pois mesmo discordando das idéias é necessário respeitar a pessoa por trás delas! Mesmo eu que não tenho vlog, recebo cada coisa absurda como resposta a eventuais comentários meus postados em vlogs. Mas tenha certeza que a maioria esmagadora das pessoas que acompanha teu trabalho, faz isso por que você realmente acrescenta muito à nossas vidas. Força e continue assim. :-)

    ResponderExcluir
  60. Olá Tatiana,
    Bom primeiramente, parabéns pelo blog/vlog e pelo cuidado, amor e carinho que você tem com ambos. Ao ler seu post sobre vlogs e blogs, e também os comentários, fiquei pensativo sobre algumas coisas. A primeira delas é o como tem pessoas no mundo que parece que tem o prazer, de sempre serem aqueles que nos querem tirar a nossa paz e prazeres (mesmo que pequenos), digo isso porque mesmo não sendo tão pequenino, eu tenho um blog/vlog literário (que somente eu e 3 amigos visitam) e também já sofro com criticas do que eu faço (imagino você , o HP, a Paty, a JU e os demais.. =/ ) ... Mais tomei para mim que isso pouco importa, já que está envolvido com tudo isso tem me feito muito. E só tenho a lhe agradecer (OBRIGADO TATIANA !!!). Outro ponto é esse, pois a ideia de criação veio depois de acompanhar e ver milhões de vezes seus vídeos, pois foram através deles que comecei a ver os outros canais e a conhecer esse mundo antes desconhecido (putz... te devo direitos autorais, e como devo, peço por gentileza que espere até eu ficar rico, ou ganhar na mega ... juro que te pago .. =) ... ) Sim comecei a minha coleção depois de ver seus vídeos (apesar de sempre ter lido livros, ou emprestados ou da biblioteca publica), comecei o blog e vlog também depois disso, Voltei a estudar inglês... poxa e como isso tudo me fez bem... Deus sabe como estava precisando preencher alguns espaços por aqui... E sabe quis falar isso porque talvez você não imagine mais você tem sido sim inspiração e motivação para milhares, pelo menos para mim foi Obrigado...
    Voltando aos comentários maldosos, sobre que falamos ou não em nossos vídeo/posts, me recordo do seu vídeo onde você trazia a discursão sobre quem tem cacife ou não para falar de livros (foi partir desse vídeo que percebi que, sim ,eu poderia também dar minha opinião... porque não?!?!), só que o que tenho percebi por ai nas minha andanças virtuais é que as pessoas simplesmente não admitem que outros tenham opiniões diferentes da que eles mesmo obtiveram com determinado assunto, esquecem que somos seres diferentes, com experiências diferentes e gostos diferentes , e que nem por isso precisamos ter sempre as mesmas opiniões, e não teremos memo... acho que ai que está a graça da coisa... affs que tedio seria se todo mundo pensasse igual... =/ ... mais o que me assusta muito é como o ser humano tem perdido respeito pela opinião do próximo (mais exige que a sua seja respeitada).
    Quanto o que falou sobre a bienal, poxa eu também fiquei decepcionado (não concordo quando dizem que você não gostou por que não foi paparicada, não se importe com isso... intriga da oposição .. rsrsrs). Esperava muito mais , por ser uma BIENAL... eu gostei, afinal nunca vi tanto livro na minha vida... então logico fiquei louco... como fui no primeiro dia tava mais vazio... agora eu tinha feito o registro e também n consegui comprar como profissional e tal.. e mais um tanto de coisas.. uma amiga minha passou por isso também.. então... rsrs acho que estamos todos no mesmo barco... e temos que por a boca no trombone sim... quem sabe aos poucos as coisas em nossa país muda neh... =) ...
    Bom resumindo, obrigado por tudo... e sim acho que cabe somente ignorar quem não compreende o simples fato de queremos ser nós mesmos... =)

    ResponderExcluir
  61. Eu comecei um blogger mais por diversão, mas logo percebi que eu sou muito boa em falar mas escrever que é bom, sou um desastre, levava sabe um tempão para editar os texto tentar explicar o que eu sentia com livros e filmes, mas no final os textos ficavam pequenos resumidos e por vezes repetitivos, acabei desistindo rápido. Eu realmente amo ler, ver filmes e séries e adoro comentar e recomendar eles para todo mundo, mas percebi que para fazer isso como você faz tem que ter dom, saber o que realmente está fazendo, e é por isso que acho seu trabalho incrível, pois sei que você gosta do que faz, mas também sei que você possui uma vida e que não é nada fácil escrever e fazer videos para um blogger. Com tudo isso quero dizer que te admiro muito, e que você tem dado dicas incríveis de livros e musicas para mim. Parabéns por um trabalho único!!! XOXOXO

    ResponderExcluir
  62. Oi Tati,
    parabéns por ter escrito isso. Espero que as pessoas leiam isso. Ontem eu fui ver o vídeo da Patrícia e vi os comentário e tudo o mais. Sinceramente, parecem ser pessoas que se acham especialistas renomados! Dá uma raiva! Comentam com toda a formalidade possível, como se fossem doutores ou doutoras em incomodar as pessoas. Eu sou administrador de uma grande página no Facebook, e ontem mesmo, tinha gente falando mal e criticando um simples post meu. Falando sobre chatice do que eu tinha escrito. Tatiana, eu admiro muito o seu trabalho só que as pessoas não entendem que somos diferentes, especiais. Aposto que se você fosse igual à todo mundo, que gostasse dos mesmos livros que todos, não teria metade dos inscritos que tem hoje. E se alguém realmente falou que você é rica e tudo o mais, inveja, simplesmente. Eu não posso comprar muitos livros como você compra, mas nem por isso eu vou comentar que você é rica e reclamar que você pede desconto por ser professora e tal. As pessoas de hoje em dia, não tem respeito. Continue assim, kk :-)

    ResponderExcluir
  63. Olá, Tatiana!!!

    Eu nem sabia que você havia sido a primeira vlogueira literária do youtube. Na verdade, isso não me importa muito. Afinal de contas, foi procurando uma resenha do livro "50 Tons de Cinza" para enviar a um amigo que tinha recém-comprado o livro, mais a nível de zoação, que eu te encontrei pela grande rede. E em seguida encontrei a Patricia e a Juliana, e todos os demais que hoje acompanho. E como desdobramento, hoje tento manter um pequeno blog onde posto minhas resenhas. E isso me influencia a manter sempre minhas leituras.
    Se isso aconteceu comigo, pode ter ocorrido com outras pessoas! E em um país onde mais de 8% da população é analfabeta, e mais de 50% leem apenas um livro por ano, vejo seu hobby hoje bem mais do que um mero canal de entretenimento: virou caso de causa social ^^.

    Continue sempre nos proporcionando bons momentos! E se houver um tempinho, o endereço do meu blog é: http://loucamenteloucamente.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  64. Sempre terá gente que não tem o que fazer e gastar horas do seu dia comentando besteira nos vlogs e canais literários. Mas tenha certeza Tati, que te acompanho a um bom tempo e que acho suas resenhas, seu trabalho e seus assuntos incriveis! Abraços.

    ResponderExcluir
  65. Tati, você é super mais que super incrível! Deixa esse povo pra lá e continua fazendo o quê você faz(e que modéstia a parte faz muito bem), que eu como muitos outros continuaremos te assistindo assiduamente muito felizes!
    Beijos

    ResponderExcluir
  66. Hoje em dia as pessoas parecem entender que se vc apresenta uma opinião diferente da dela é uma ofensa, tipo, vc não gosta da escrita de autor "X" e eu sim, eu não posso seguir a minha vida, lendo o X ou o Y, eu tenho q te atacar até que vc passe a fingir que gosta das mesmas coisas que eu!!
    É a hipocrisia, a intolerância que sai da vida real e chega na internet com mais força ainda, pq ninguém mostra a cara de verdade, não é?
    Pelo menos pra mim, a internet é onde eu busco entretenimento, não confusão...

    ResponderExcluir
  67. Por isso você é a minha blogueira/vlogueira favorita. Falou, tudo, Tati. Parabéns pelo excelente trabalho e espero que você continue. *-*

    ResponderExcluir
  68. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  69. And I bow to that. Recebo um pouco disso em um número obviamente muito menor, mas incrivelmente irritante. Pessoas que acham que ter um canal é ou um trabalho em que você não pode errar ou que você tem obrigações com elas (tipo responder todo mundo e imediatamente). Não tenho nem o que falar, Tati, você disse tudo. E às vezes dá vontade de jogar tudo pro alto e largar esse troço de YouTube pro lado por causa dessas coisas.

    Excelente texto, Tati.

    ResponderExcluir
  70. Tati, eu já admirava muito a coragem que vocês, vlogueiros, tem para criar vídeos e postar para todo mundo ver. Agora eu admiro também a paciência, porque olha...
    Ninguém nasceu pra agradar a todos, mas respeito é bom e todo mundo gosta.
    Enfim, por isso eu digo: Tati, você é diva! ~coraçãozinho com a mão~

    Beijos,
    Karine.

    ResponderExcluir
  71. Oi Tati, tudo bem?

    Antes de qualquer coisa eu não sabia o porquê do termo "TAG", não que eu seja uma grande 'vlogueira', MAS já respondi algumas tags sem nem saber como elas surgiram ou a explicação do nome, mas que grande 'gravadora de vídeos' eu sou não é? hahahaha
    Agora falando sério, concordo em gênero e grau com o seu texto. O que sinto é que falta respeito: no momento de ver o vídeo, comentar sobre ele, divulgá-lo... Todos nós possuímos opiniões diversas e o fato de você não concordar comigo não quer dizer que a minha opinião (ou a sua) é melhor, só são diferentes, ponto. Eu sofri muito com isso no meu vídeo sobre 50 Tons, tive que lidar meses e meses com comentários maldosos (e insinuações do tipo: Vai ler livro de verdade!...)
    Mas o que mais me irrita são os comentários com relação a erros, se a gente faz o tipo que corta todas as "gafes" alguns indivíduos ficam irritados, se não cortamos carcam o fumo porque confundimos algo. O quão hipócrita isso é? Ninguém é obrigado a gostar de nada, concordar com o outro, ou simplesmente bater com o santo da pessoa, mas ofender alguém só porque ele teve a coragem de colocar sua opinião na internet é “fora da casinha” como diria meu antigo professo de história.
    Tá, chega de desabafo. Só queria dizer mesmo que super concordo com você. Hoje ser vlogueira ou blogueira não é nenhum pouco fácil.

    Bjs

    ResponderExcluir
  72. Sempre né Tati tem alguém pra criticar a gente, eu sigo uns canais de academia e olha... o povo pega bem pesado de chegar até a hackear o canal... Então nem ligue, eu AAAAMMMMOOOOOO o seu canal o da Juh Gervason entre outros... ABÇ

    ResponderExcluir
  73. Tati, imagino como deve ser chato ser abordada com comentários como aqueles citados por você. Não entendo como podem existir pessoas assim. No mínimo, teriam que respeitar a sua opinião e admirar o seu trabalho, por tudo o que fez e faz.
    Imagino o quanto você despertou o interesse pela leitura em outras pessoas, bem como as ajudou no processo de melhora dessa prática maravilhosa. Aliás, posso dizer que foi você que me ajudou na escolha de livros, autores e, até mesmo, no aprendizado do inglês. Não desanime!!! PARABÉNS pelo canal no youtube e pelo blog.

    ResponderExcluir
  74. Tati, lamento mt que vcs, que só nos trazem coisas boas, tenham que passar por isso!
    Receio que por trás desses comentários, "se escondam" alguns fedelhos munidos de teclados e mouses e que tem a Internet como sua babá!

    Um beijo, vcs são especiais pra mim!

    ResponderExcluir
  75. Tati, com tudo isso, acho que só posso dizer uma coisa: você é incrível! De verdade, você é incrível!

    Eu não conhecia nenhum canal literário, aliás, o único que acompanho fortemente e acompanharei sempre, é o seu. Lembro-me de um vídeo chamado: Eu, Tatiana F., Bibliomaníaca; esse vídeo é um dos mais incríveis que existem no YouTube, sem duvida alguma! Simplesmente porque ele me tocou, aliás, ele não só me tocou como ele é parte dos meus favoritos da minha conta, e eu o revejo sempre que posso.

    Você está certíssima em tudo que disse, aliás, os seus vídeos e a sua "animação" com a leitura, são coisas que estão sempre motivando a ler e a continuar mergulhando neste mundo fantástico que é o da literatura, dos seriados e do cinema! A verdade é que eu chego em casa e fico feliz apenas por ver um vídeo seu; que fique claro que eu não estou aqui para puxar seu saco ou algo assim, mas que eu realmente te admiro e amo seu canal. E quanto a esse pessoal chato, eles que vão à merda, só falando assim, mesmo!

    Beijos, continue recheando o YouTube com os melhores vídeos, com suas resenhas incríveis e suas tags! <3

    ResponderExcluir
  76. Oi! Tatiana.
    Antes de 2010 a minha media de livros era de um ou nenhum livro por ano. Mas, desde que eu conheci o seu canal no Youtube, essa média passou para 15 livros por ano. Não é muito, concordo! Mas foi graças ao seu trabalho que eu peguei gosto pela leitura. Cansei de comprar livros e não conseguir chegar até ao final por não me identificar. Não gosto de ficar muito tempo em livrarias procurando o que ler. Os vendedores muitas vezes só conhece a capa como eu e não pode falar muito. As resenhas às vezes não chegam a convencer. Mas os canais literários, especialmente o seu, fazem toda a diferença. Como a mim existem muitas pessoas que precisam de um estimulo a mais. É por isso que eu acho que as Editoras deveriam olhar com mais carinhos para vocês blogueiros literários. Não sei como funcionam as parcerias, mas para mim só desconto ou fornecer livros grátis é pouco pelo trabalho multiplicador que vocês fazem. Tatiana, muito obrigada pelo “ O SEU TRABALHO”.

    ResponderExcluir
  77. Tatiane fiquei com inveja gostaria e de ter acesso a metade dos quadrinhos e livros que vc tem
    mas vamos la vi seu videio sobre quadrinhos de agosto e tambem nao estou gostando do antes de watman mas antes de watchmen: rochak ta interessante,o risco nao fico muito legal
    mais o Brian Azarello compensa, recomendo o bigode, também é bem legal.

    vc já leu sandman?/

    ResponderExcluir
  78. Como você já disse p/ essas pessoas em algum vídeo.. "get a life, sabe"... Infelizmente você tem que, eventualmente, se deparar com comentários como os da menina que atacou a Pati, ao ter um vlog, blog, etc. Mas que tristeza. Tati, o seu "trabalho" é sensáácionalll, você é sensááácionall, o Tiny Little Things.. É. Com muita tristeza no meu coração, você não me responde como eu gostaria [entendo completamente] mas não deixo de comentar em cada vídeo que você faz, como uma obrigação, quase. Sei como é (...) falar sozinho com uma câmera(não se aplica a você, que já dominou essa técnica há muito tempo) e também sei como é fácil alguém preguiçoso, com o ass no sofá all day, vir trollando tudo, porque não tem mais o que fazer, ou com quem falar. Acredito que dá trabalho, mas que no final das contas, o bônus é maior que o ônus. Sei que é um porrre, mas assim como eu, muitas, mas muitas outras pessoas te admiram muito e têm carinho e apreço gigantess(...)cos por você. Fugi um pouco do assunto retratado no seu post, mas fazer o que? Quando se trata de você, eu sempre tenho que falar de tudo de maravilhoso que o seu vlog e blog trouxeram na minha vida. Sério.. Não ligue para esses ônus que vêm de brinde ao ter um canal literário. (E pausa p/ cafonice a nível de "A culpa é das estrelas") Saiba que a cada vídeo seu, meus bosques têm mais vida; minha vida, mais amores. Um beijo enoRRme procê, sua linda. E um abraço pro Hpcharles, que escreve sensááácionalmente. (...)Sem adjetivos suficientes p dizer o quanto gosto de vocês.. Keep the good work! ;)

    ResponderExcluir
  79. Como você já disse p/ essas pessoas em algum vídeo.. "get a life, sabe"... Infelizmente você tem que, eventualmente, se deparar com comentários como os da menina que atacou a Pati, ao ter um vlog, blog, etc. Mas que tristeza. Tati, o seu "trabalho" é sensáácionalll, você é sensááácionall, o Tiny Little Things.. É. Com muita tristeza no meu coração, você não me responde como eu gostaria [entendo completamente] mas não deixo de comentar em cada vídeo que você faz, como uma obrigação, quase. Sei como é (...) falar sozinho com uma câmera(não se aplica a você, que já dominou essa técnica há muito tempo) e também sei como é fácil alguém preguiçoso, com o ass no sofá all day, vir trollando tudo, porque não tem mais o que fazer, ou com quem falar. Acredito que dá trabalho, mas que no final das contas, o bônus é maior que o ônus. Sei que é um porrre, mas assim como eu, muitas, mas muitas outras pessoas te admiram muito e têm carinho e apreço gigantess(...)cos por você. Fugi um pouco do assunto retratado no seu post, mas fazer o que? Quando se trata de você, eu sempre tenho que falar de tudo de maravilhoso que o seu vlog e blog trouxeram na minha vida. Sério.. Não ligue para esses ônus que vêm de brinde ao ter um canal literário. (E pausa p/ cafonice a nível de "A culpa é das estrelas") Saiba que a cada vídeo seu, meus bosques têm mais vida; minha vida, mais amores. Um beijo enoRRme procê, sua linda. E um abraço pro Hpcharles, que escreve sensááácionalmente. (...)Sem adjetivos suficientes p dizer o quanto gosto de vocês.. Keep the good work! ;)

    ResponderExcluir
  80. Oi Tati! Sinceramente não entendo pessoas que se dão ao trabalho de gastar a preciosidade do tempo, reclamando do ponto de vista, jeito de ser, expressar e sentir que é exposto em vlog/blog. Me causa certa estranheza essa geração, onde parece que "ai dela (a) se não gostar do livro que eu gostei" virá questão pra ti ser mal educado, se indispor e ainda perder uma companhia virtual bacana. Sobre a Bienal, você tava lá como qualquer outra pessoa que foi curtir o evento e tem todo o direito de dizer o que gostou ou não.
    E De novo, Obrigada! Teu canal foi o primeiro que eu encontrei e desde então tenho aprendido muito! Valeu por tudo.
    Beijo!

    ResponderExcluir
  81. Manda esse povo a m$%¨&#. Fico doido quando essas coisas acontecem.

    Como pode uma pessoa perder seu tempo a criticar o equívoco de uma pessoa que trocou o gênero de um indivíduo baseado em um nome unissex?
    Sendo esse pequeno erro ter sido cometido de forma inocente, sem qualquer desejo de ser mal educada?

    É muita falta do que fazer. Eu falo que uma boa trouxa de roupas sujas a ser lavada à mão é a melhor solução para o tempo livre de um hater.

    Quanto à sua opinião da Bienal, tem mais é que ser dita.
    Oras, você foi como cliente, não é mesmo?! Não fez favor nenhum à ninguém, e mais; teria sido muito embaraçoso de sua parte deixar de mencionar o seu descontentamento a respeito de tal experiência, uma vez que muitas pessoas estariam esperando ansiosas por seus comentários já que são seus fãs/seguidores etc, que gostam de seus comentários/vídeos e tudo mais sendo você uma pessoa que está no mundo virtual por gostar do que faz.

    Tatiana, apesar dos apesares continue fazendo como/quando/e sobre o que quiser. E como você uma vez disse e eu nunca esqueci:
    " Faço pelo prazer, se virar obrigação deleto tudo e vou fazer outra coisa". Foi algo mais ou menos assim.
    Beijo e sucesso! '-'v

    ResponderExcluir
  82. Eu descobri o YouTube faz pouco tempo. Claro que já assisti muita coisa e até upei algumas outras, mas me inscrever em canais; acompanhar atualização de vídeos? Foi com o TLT. Rá! Daí fui descobrindo Cabine, Pirota... e mais algumas coisas interessantes [e outras nem tanto], mas Tatiana, estou apaixonado; delícia acompanhar seu canal: um tantão de vídeos já assistidos [e dicas anotadas]. SUPER. Você pode não ter tantas delícias aí, mas vale muito a pena pra quem acompanha de bom grado daqui.

    ResponderExcluir
  83. Acompanho seu canal a um bom tempinho, e sem sombra de dúvidas, ele é bem completo e dá para se notar o carinho que coloca em cada postagem. Que é algo que GOSTA de fazer. Contribui sempre para mim ver sua opinião sobre algum livro, uma crítica construtiva, dicas. As pessoas deveriam respeitar que cada um tem um ponto de vista, e não criticá-la. Mas, você já disse tudo, nem preciso complementar <3
    Parabéns pelo trabalho e jamais desanime, sentiríamos sua falta!
    Beijocas;
    Shaenny.

    ResponderExcluir
  84. Imagino o estresse que deve ser isso! É como se você estivesse dando uma "palestra" para uma platéia (inscritos), e tivesse de lidar com a ignorância, falta de atenção, burrice, tpm e afins... de muitos desta platéia (inscritos)!

    Tenho até dificuldade de entender como alguém pensou que a Patrícia Pirota fez o comentário por ser preconceituosa, homofóbica... ELA SE CORRIGIU E DISSE "QUE COISA FEIA, PATRÍCIA"! Meu Deus...

    Difícil demais de entender...

    Outra coisa que não entendo: os dislikes.

    Ok, explicando... Existem vídeos no youtube que merecem dislikes a torto e a direito, mas é um tipo muito específico de vídeo. Agora, dar dislike para um vídeo onde uma pessoa parou seu dia para fazer uma "resenha" de um livro, dar sua opinião sobre um evento e/ou assunto, sortear de livre e espontânea boa vontade um bem seu para QUEM SE INTERESSASSE...

    WHY???

    Eu posso até ter achado o vídeo chato, pequeno demais, grande demais, sem conteúdo ou com conteúdo confuso, mas eu sempre dou like nos vídeos. SEMPRE. Afinal, eu acabei de ser entretido, acabei de me informar, por alguém que eu nem mesmo conheço, E DE GRAÇA!

    Respeito muito todos vocês (exceto aqueles que, como você disse, não citam as fontes de suas informações, e copiam títulos e propostas de vídeos. Dá uma vergonha alheia mesmo. Já vi vários!), muitos de vocês são competentíssimos, trazem conteúdo, e muitas vezes ampliam o leque de opções e leituras de quem, por um motivo ou outro, não teve o conhecimento e/ou a oportunidade de experimentar algo novo e bom.

    Minhas leituras estão muito mais variadas, e aprendi a gostar de muita coisa que antes eu achava que não prestava, por puro preconceito, ou que estaria muito além de minha capacidade, pelo mesmo motivo.

    Por favor, não parem!

    Obrigado mesmo!

    E grande abraço!

    ResponderExcluir
  85. Oi Tati, tudo bem?

    Acho engraçado esses comentários, porque essas pessoas muitas vezes nem comenta pra agradecer ou por uma coisa pertinente ao livro, enfim, tentei ter um canal e é foda, demanda tempo e gera uma exposição enorme...
    Acho que o que você faz é maravilhoso, além de mostrar um monte de livros novos e comentar suas experiências, nos mostra que existe sim a possibilidade de conversar sobre livros e que existe "um universo paralelo" no YT que pertence a nós, amantes de livros.
    Pelo menos eu conheci um mundo de possibilidades e de novos horizontes literários com você e com muitos outros vlogueiros sérios do YT, acho que somos culturalmente pouco incentivados a ler e em livrarias é sim muito difícil ter acesso a coisas que não sejam "fast foods literários", ter uma orientação do que é bom, dicas de autores e de livros é muito bom e com isso pude desenvolver o meu caminho como leitora e descobrir por mim mesma do que eu gosto, mas você mesmo a distancia deu dicas excelentes.

    Te respeito e admiro e acho que se existem menos trolls e mais pessoas interessadas nos livros e não nos errinhos e nas falhas do ser humano que se dignou a falar sobre livros, quando a maioria das pessoas quer cuidar da vida dos outros, as coisas seriam bem melhores e as pessoas tratadas com mais respeito e dignidade.

    Obrigada só isso que eu te digo!

    ResponderExcluir
  86. Achei sensacional esse texto! É mesmo um absurdo as coisas que a gente lê por ai em comentários de vídeos, coisas desnecessárias e ofensivas. E não só em vídeos literários... Não é porque o vídeo é público que as pessoas precisam dizer coisas que não diriam, por exemplo, se não houvesse o escudo, estão atrás do computador e acham que podem tudo. Esquecem que atrás da tela tem outra pessoa e que ser inconveniente e mal educado é muito feio pela internet também, não só pessoalmente. Gosto muito dos teus vídeos, um beijo!

    ResponderExcluir
  87. Ei, Tatiana!

    Sempre me surpreendo com essas pessoas que se dão ao trabalho de escrever comentários agressivos/ depreciativos/ mimimi. Vergonha alheia é pouco para o que sinto. Seu canal e o da Patrícia são tão especiais, por diversos motivos, não só por terem inspirado nossos canais, mas principalmente porque são poucos os que, corajosamente, dão a cara a tapa.

    Abraço,
    Juliana
    (opintassilgo.wordpress.com)

    ResponderExcluir
  88. Ah, a linda liberdade digital. O santo cantinho onde todas as suas opiniões podem ser expostas que todos baterão palmas pra você! -sóquenão. Acho engraçado quando vejo comentários desse tipo em canais/facebook como o seu Tati. Pessoas que não agregam em nada, querem ser super respeitadas, mas não se dão o dever de respeitar.

    O primeiro vídeo seu que assisti foi o 'Quem tem cacife pra falar sobre literatura', e se pudesse teria colocado ele no intervalo do Jornal Nacional. Isso porque também sou leitora, mas sei que isso não me faz melhor ou pior que ninguém. Só porque eu leio Turma da Mônica e você lê filosofia, não quer dizer que entendo mais ou menos sobre o assunto. Só porque eu odiei livro tal e você idolatra esse autor, não quer dizer que devo ser queimada viva. Por favor sociedade, stop!

    Como disseram em algum cometário assim: pessoas desnecessárias sempre irão existir. Mas sempre haverá quem te admira, e acha teu trabalho exemplar, como eu.

    Tenho um estoque de vídeos de resenhas guardados, e não posto pelo exato motivo de ter medo de ser incrivelmente bombardeada na internet, haha. Admiro sua coragem, sua forma de se comunicar e sua imensa paciência com essas 'pedras no caminho' da vida online.

    Parabéns, sempre.

    ResponderExcluir
  89. Oi Tati, acho o seu canal maravilhoso. Foi um dos primeiro que comecei a ver assim que decidi criar o meu blog, para mim você é, e sempre foi, referência de canais e blogs literários - e, olha que eu nem sabia que você que tinha começado a fazer os vídeos falando sobre os livros. Já mostrei alguns de seus vídeos para amigos que diziam serem os donos da verdade sobre algum autor ou livro e eles até mudaram de ideia, pois você trata todos os comentários de maneira séria, e são suas opiniões, acata quem quiser. Lembro que já entrei em discussão com algumas pessoas que amavam criticar livros ou autores depois de ver um de seus vídeos, que se não me engano, tinha o título de: Afinal, quem tem cacife para falar de literatura?

    Resumindo: acho de extrema importância o trabalho que você e outros blogueiros literários realizam ajudando a aumentar o número de leitores no nosso país. Essas pessoas que ficam criticando e ofendendo deveriam gastar seu tempo lendo mais livros. Acho que seria bem mais proveitoso para elas. No mais acho você incrível e quando crescer quero ser igual a você. Só pra ter uma ideia faço até minha mãe ver seus vídeos, e ela gosta muito.

    Grande abraço e parabéns pelo trabalho realizado.

    http://www.escrivaninhaliteraria.com

    ResponderExcluir
  90. Tati, eu realmente adoro o seu blog. Sempre que posso vou lá no face e dou uma curtida nos seus posts e faço questão de assistir os seus vídeos!!

    Nada melhor do que chegar a noite da faculdade, toda quebrada pela correria do dia, ligar meu note e ver que vc postou um vídeo falando sobre um livro, seja qualquer livro que for...

    Me dói saber que existem pessoas que realmente não sabem apreciar o seu tempo gasto nessa atividade toda. Ler livros, gravar vídeo, editar e postar... Só sabem derrubar críticas, sem mesmo terem algum conhecimento de leitura. São pessoas que não imaginam que ler é mais do que um exercício e que quanto mais a pessoa o desenvolve, mais crítica e seletiva vai se tornando. As pessoas em geral deveriam entender que o gosto por determinados assuntos é muito subjetivo. Aliás, vc sabe afinal do que esta falando, possui formação acadêmica e tem uma base sólida para atravessar o senso comum do dia-a-dia. E ainda mais, o blog É SEU, PORTANTO VC TEM TODO O DIREITO DE DIZER O QUE BEM ENTENDER!!
    Quando aparecerem pessoas assim, saiba que estes são incapazes de fazerem algo melhor e que querem se afirmar através de comentários "destrutivos"...
    Eu realmente admiro seu esforço por colocar na internet sua opinião de determinado livro, de incentivar pessoas a lerem mais... quantos livros que li por causa das suas indicações, ou até mesmo soltei em pensamento um "poxa, o que a Tati leria nessa livraria??"rsrsrsrs

    Mais do que uma vlogueira, vc é a inspiração de muita gente que esta começando nesse universo maravilhoso da leitura.

    Assim, ignore os ignorantes, afinal eles não seriam tão tolos se lessem um pouco mais. ;)
    Bjos

    ResponderExcluir
  91. É vergonhoso ver ainda nos dias atuais pessoas desse tipo que não sabem entender opiniões das outras pessoas. Já não fico mais tão surpreso e também não me dou ao trabalho de responder muito mais a altura comentários ofensivos que fazem contra quem muitas vezes realiza um trabalho maravilhoso como o seu e de muitos outros bloggers/vloggers literários internet afora.
    Estou preparando um blog literário para estrear e apesar de ver a tamanha falta de respeito que tem por quem realiza este trabalho e não sabe identificar opiniões construtivas, vou continuar com esse projeto, porque estarei fazendo algo relacionado ao que gosto e amo tanto.
    Quanto ao seu trabalho e os dos outros, continuem, pois o que estão fazendo é um bem para a sociedade, espalhando essa sensação maravilhosa que é ler. Encontrei seu canal no youtube por acaso e simplesmente adorei o que vi e estou adorando o que venho acompanhando nos últimos dias. Parabéns pelo seu trabalho Tatiana e espero ver você nos proporcionando alegrias por ainda mais tempo.

    ResponderExcluir
  92. Concordo sim com você em muitos pontos;tem muita diferença entre um vlog literário onde falamos de livros por diversão e um onde se fala sobre teoria literária, linguísticas e etc. A pessoa que escreve críticas deveria se colocar no lugar de quem escreve, ler com empatia, sem desaforos...Eu prefiro falar do que eu achei bom, do que tentar dar feedback negativo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também se fosse preciso ter certificado de curso ou graduação na área para falar, ficaríamos presos a isso e sem pode expressar nossa opinião. O que temos o direito.

      Excluir
  93. Internet é feita da pessoas que a usam, e por serem pessoas é como na "realidade". Tem gente de todo jeito, para nos tirar a paciência e o sossego.

    ResponderExcluir
  94. Antes mesmo de eu saber que existiam canais literários por aí, eu já havia assistido alguns vídeos da Tatiana :)

    Quando vi aquela "pessoa" comentando aquelas coisas no vídeo da Patricia, achei ridículo a postura dela. É bom ver que os amigos nessa hora sabem defender mesmo! Parabéns.

    ResponderExcluir
  95. Tati, vim aqui dizer que seus vídeos seeeeempre aumentaram minha apetite literária! Te acompanho desde 2011 e passo horas vendo seu canal! Esquece esse pessoal que enche o saco, eles são inevitáveis! Mas que é bom dar umas respostas de vez em quando, isso é inegável!

    ResponderExcluir
  96. Nossa...
    só c/mta paciência...
    e respirar bastante.

    triste.

    Espero que os bons comentários superem os ruins e que atinja o coração de vcs que fazem estes canais. Isso ajuda na respiração, não?

    Adoro assistir. Alguns vejo como uma sala de aula virtual outros como um bate-papo, troca de ideias...
    Não vivo sem.

    beijo grande
    Letícia Quintela

    ResponderExcluir
  97. Gosto muito do seu trabalho. Os críticos ? Se não mordem que apenas continuem latindo, rsrsrs ou podem simplesmente deixar de ler o blog ou assistir seus vídeos. Ter chegado até aqui dez anos depois quer dizer alguma coisa ou não? Beijo.

    ResponderExcluir
  98. Fantástico! Descobri o seu canal (e por ele os da Juliana e da Patrícia) esses dias e fiquei triste por não conhecê-lo antes.

    Quando não somos tratadas com respeito e educação temos que reclamar mesmo, e concordo que você fez sua parte.

    E sim, eu acho que o "mínimo" para quem trabalha em um estande LITERÁRIO é conhecer os livros e autores que está tentando promover e vender, ao menos superficialmente. Não seria óbvio?!

    Estou assistindo loucamente aos seus vídeos, para tentar recuperar ao menos um pouquinho esses ANOS "perdidos", e estou fascinada! *os de bookshelf tour me mataram de inveja!*

    Tenha uma ótima semana!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  99. Olá Tati, já acompanho o seu canal há algum tempo e ele foi o primeiro canal literário que acompanhei, e depois disso passei a acompanhar o da Patricia Pirota e da Juliana Gervazon (acho que é assim que se escreve :) )além de outros, mas o seu pra mim continua sendo o melhor.
    Infelizmente hoje a internet está tomada por 'haters' que se escondem através da tela do computador, prontas para atacar quem quer seja somente esperando por um único e inocente errinho daquela pessoa que dá a cara a tapa e expressa sua opinião (seja sobre o que for). Tudo isso encorporado a hipocrisia de algumas pessoas aliada ao desrespeito (seja para com a opinião ou para com a pessoa), certos indivíduos que atacam pessoas fingindo mandar 'críticas construtivas' se fazem de vítima quando são respondidos a altura e no mesmo tom. Hoje em dia se uma pessoa não concorda com a sua opinião ela passa a odiar você, isso é muito triste e vergonhoso.

    Enfim, tudo de bom pra você, e que continue com esse belo trabalho que com certeza diverte a você e a nós espectadores.

    ResponderExcluir
  100. Só uma coisa a lhe dizer: 'tamô junto!
    As pessoas ficam corajozinhas pra se expor na internet. Queria ver se vc no 'tete a tete' teriam a mesma coragem....
    Beijo grande!

    ResponderExcluir
  101. Sabe Tati, desde que eu conheci você no blog da estante virtual eu não "ti larguei mais" (como dizemos aqui no Rio Grande do Sul), e sempre tive vontade de fazer um vlog com inspiração em você, mas não tive coragem, não sei se vou ter...mas eu sinto vontade de conversar com alguém sobre os livros que leio, pois não conheço ninguém nem no meu trabalho e nem na faculdade que goste. Eu vejo os teus vídeos como algo excepcional, é uma forma de "conversar" sobre livros, afinal, não dizem que temos mais que ouvir do que falar? Algumas vezes deixo comentários no you tube, ou aqui e você sempre gentilmente publica, o que me deixa muito feliz...quando vejos esses ataques no you tube eu fico pensando "o que essa gente tem?", porque hoje em dia vemos ataques atrás de ataques, grosserias, pseudointelectuais, pessoas corrigindo as outras de forma estupida, porque existe sim a forma de alertar um erro (afinal, somo humanos e iremos errar muitoooo), mas por favor, aonde foi para a delicadeza? Tenho um colega que sabe inglês, ele é meu melhor amigo, eu não sei inglês e saio por aí falando bobagens(kkkk), ele vem e me diz a forma correta e é uma forma que não me ofende, não me desmerece...Por que essas pessoas tem tanta raiva, fazem tanta intriga, pretendem aparecer as custas dos outros? Nosso ego está tomando uma forma destrutiva, isto é péssimo para todos, a internet não é uma "coisa" ruim, pois está mostrando quem realmente somos...um homem corrompido por uma sociedade megalomaníaca...
    Adoro teus vídeos e gosto muito da Patrícia também. Um abração para vocês.

    ResponderExcluir
  102. Tatiana, sobre este post, eu posso dizer que seu vlog é um incentivo aos jovens e pessoas que desejam conhecer livros e as suas "mulherzices" são perfeitas, pois mostram que você além de ser inteligente, é feminina, sim! Meus parabéns, quando houver alguém deselegante nos comentários, responda a altura e bloqueie mesmo, algo tá formidável, tão íntegro quanto essa forma de interação que temos como os seus vídeos não podem se apagar por causa de gente que não entende, não se comporta internetemente... ;) Abraço!

    ResponderExcluir
  103. Eu não li todos os comentários, então não sei se alguém já disse isso... Mas eu acho que gente que reclama nos comentários (pra dizer o mínimo) tem é recalque. E hoje em dia o recalque tá na moda. Aí a pessoa tem um blog bem nhé, vai lá no seu canal e vê que você tem sucesso, que tem parceria com um monte de editora e o que eles pensam? "Ah, essa é rica, por isso lê tanto e compra tanto". Nem pra dar valor ao esforço e o tempo que vocês (Você Tati, Patrícia, Ju e muitos outros que fazem o melhor pros que assistem aos canais) gastam, que não é profissão e sim um hobby que estão fazendo pelo que mesmo? Ah é, por amor a leitura e aos livros. Enfim, eu ando de saco cheio desse tipo de gente também, e sempre quando vocês falam, reclamam de como essa gente os trata, eu sinto que é um pouco minha voz falando... Eu sei que é besteira, mas é o que sinto. :)

    (Ah, e eu vi a "zinha" lá descendo o pau na Pati, e achei um absurdo, porque eu reassisti a parte em que ela fala o nome da mulher e, meu, ela simplesmente errou o nome, só isso. Assim, dava pra ver que se confundiu e pans, e se alguém fosse lá e dissesse "Pati, Alison é uma mulher" pronto, ela ia lá corrigia e tava tudo bem, maaaas não tem que ter uma pessoa dessas pra destratar alguém por um erro minúsculo.")

    Bom, é isso, desculpe pelo comentário enorme, mas acho que senti necessidade de desabafar como você fez.

    Beijos, Tati e tudo de bom pra ti e pro canal =***

    ResponderExcluir
  104. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  105. Na boa, Tati, vc já parou pra pensar que essas pessoas que te ofendem gratuitamente são um grupinho de invejosos? Pra esse caso vale aquela frasezinha clichê "Fácil me criticar, difícil é ser eu!"
    Um beijo

    ResponderExcluir
  106. Olá Tati

    Concordo com o que você disse, e adoro o seu canal...Você tem uma forma agradável de falar, e não obriga as pessoas a terem a mesma opinião que você. Sempre que preciso de dicas para comprar livros passo pelo seu canal, obrigada!!!

    ResponderExcluir
  107. Tudo na vida tem os seus "prós e contras", não tem jeito.
    O seu canal é SENSACIONAL, Dona Tati. Espero, de verdade, que os contras não a deixe desistir. A luta é árdua, mas necessária e até mesmo proveitosa.

    Forte abraço.

    ResponderExcluir
  108. Tati, acompanho seu canal há um tempo, mas nunca comentei. Daí fiquei pensando, se tem pessoas que se dão ao trabalho de criticar, sendo que poderiam ficar quietas e simplesmente parar de assistir os vídeos, por que não se dar ao trabalho de elogiar, já que eu gosto tanto? Acho que você merece todo incentivo do mundo e elogios também. As pessoas que gostam do que você faz, e eu acredito que sejam muitas, deveriam gastar mais tempo elogiando. Assim quem sabe não compensaria pelo menos um pouquinho esse lado tão ruim. Quero dizer que adoro seus vídeos! Eles são excelentes, toda vez que assisto saio com vontade de ler o livro que você resenhou. Você incentiva a minha leitura e a leitura de muita gente, tenho certeza! Não se deixe abalar por esses comentários tão medíocres, não vale a pena.
    Abraços,
    Manu

    ResponderExcluir
  109. Oiii, bom que legal que foi voce quem criou a tag dos livros, ótima ideia :)
    E criticas? Bom tem gente que ama dizer que ta ruim ou mal aquilo , dá até raiva, porque a pessoa nem sabe fazer videos e fica falando mal !!

    ResponderExcluir
  110. Tatiana, não sei como fui parar vendo um vídeo seu no youtube, sei que quando me dei conta, já tinha visto vários!
    Admiro seu trabalho e sua dedicação em expor de uma forma muito clara e rica esse mundo da leitura. O mundo realmente precisa de pessoas como você, que amam o que fazem e que sabem como transmitir informação.
    Tenho certeza que você sabe que quanto mais nos destacamos, mais somos criticados.. enfim, sou mais uma apaixonada pelo mundo dos livros e vim aqui somente para te parabenizar pelo trabalho e dizer que me inspirei bastante pelos seus vídeos, obrigada!

    ResponderExcluir
  111. Olha só... se aparecer uma única ruga no seu rosto por causa de troll, intelectual ou não (pq pra mim é tudo troll), eu te mato, garota! Sabe por que? Pq não adianta. Troll é igual mosca na sopa: "vc mata uma e vem outra em seu lugar".
    Você é uma pessoa bacana e muito querida e seu canal é sim o melhor de todos. Seus vídeos são fantásticos e você merece todos os créditos! Minha musa inspiradora! Bjãaaao pra você e larga esse povo besta pra lá!
    PS: Como assim não tem que entender de livro pra trabalhar em livraria???? Depois, é a gente que é ignorante rsrs

    ResponderExcluir
  112. Peguei o carro super atrasada (e queria muito que você lê-se essa singela mensagem), o primeiro vlog/blog literário que vi foi o seu e com certeza é o "mais acertado". É gostoso de assistir e ler, e realmente vale a pena seguir, eu bem sei que não é possível relevar essas pessoas estranhas que sentem prazer em criticar os outros sem ter o menor motivo coerente, mas acredito que seus prós são maiores que os contras aqui.
    Só nem pense em nos abandonar, much love []

    ResponderExcluir
  113. Com certeza há um ônus, como em todas as coisas da vida, mas o seu trabalho é incrível e é um grande incentivo a leitura. Eu mesmo, passei a ler bem mais e uma diversidade melhor de títulos depois que conheci seu Blog/Vlog !! Só te digo uma coisa: CONTINUE pois seu trabalho é muito importante!!

    ResponderExcluir
  114. Eu criei o meu canal faz pouco tempo, e gostaria de saber se vc fica irritada quando alguém usa o título de um vídeo que vc já tenha usado, se sim me desculpe caso eu usei!

    ResponderExcluir
  115. Tatiana, nem sei o que dizer de tudo isso. Parece que há pessoas especializadas em perturbar a vida alheia, e o ciberespaço está cada vez mais poluído por "críticos" que não fazem outra coisa a não ser denegrir o trabalho alheio. Fico feliz e admirado com a sua coragem, criatividade e simpatia em construir um 'lugar' como Tiny Little Things, que para mim soa como um encontro de amigos num lugar a agradável. Parabéns pela pessoa que és e pela forma bela com que vem fazendo este trabalho. Continuarei aqui acompanhando você e na luta por um ciberespaço verdadeiramente democrático, solidário e respeitoso.

    ResponderExcluir
  116. Olá, gosto muito de seu canal e queria fazer o meu também, gostaria de saber se você poderia me passar algumas dicas de escolha de nome, e de o que colocar e o que não colocar no primeiro vídeo.
    Att
    Artur

    ResponderExcluir
  117. Haters... e tem gente que faz comentário não sei porque. Não faz uma critica construtiva, as vezes nem sabe do que estão falando, especulam coisas sem nexo nenhum e ainda colocam palavras na nossa boca.. aff.. complicado... E é isso mesmo, se alguma coisa não ta boa a gente tem que falar mesmo, se não vamos viver sempre na mesma.

    Vou fazer um canal literário e você me inspira muito.

    Beijos

    ResponderExcluir

<< >>