5 DICAS – Agora é a vez do Horror!



Bom, a temperatura está baixa por aqui, com chuva e neblina. Dia feio e sombrio. A previsão para este fim de semana não é mudanças nesse cenário. Como podemos melhorar isso? Pensei em HORROR! Sim, filmezinhos de horror básicos para a galera que fecha com o certo.

Antes de mais nada, aproveito para dizer para quem não assiste aos vídeos do Rock, Paper & Scissors (meu canal com a Tati sobre séries e filmes no Youtube), que este é meu gênero preferido. Por isso, escolher apenas 5 filmes para mim, não é tarefa fácil. Poderia aumentar essa lista para 20 e ficar mais tranquilo. Mas como pretendo fazer uma série de posts com 5 indicações (já fiz um de 5 filmes subestimados), “let`s stick to the plan”.

Queria ressaltar que não é unanimidade, a Tati por exemplo discorda, mas denomino como filmes de horror, apenas aqueles que envolvem o sobrenatural. Essa discussão ocorre porque frequentemente, tem gente que os considera como suspense. Isso pelo sentido das palavras terror e suspense, que evidentemente, dão margem a que se insira diferentes tipos de estórias. Então também estão certos. É que para mim fica mais fácil para ordenar a cabeça. Sendo assim, prefiro usar sub denominações, tais como: suspense policial, bloody disgusting, horror...e por aí vai.

Destarte, as 5 indicações envolverão, necessariamente, o sobrenatural. Mas tudo sem pretensão, como sempre. Não citarei nenhum clássico ou blockbuster do gênero. Apenas diversão legalzona para tomar uns sustos e ter desculpa para comer "junk food".

Here we go...

1 - Jeepers Creekers


Adoro esse filme! Estorinha meio caipira americana, muito interessante. O plot é simples. Bicho "feio da porra badass motherfucker do quinto dos infernos", aparece por 23 dias a cada 23 anos, para se alimentar. Só que de órgãos humanos. O puto é virtualmente indestrutível...e voa. Nesse primeiro filme, dois irmãos que esbarram em seu caminho, sofrerão as consequências de tal infortúnio. Para completar, ele gosta de uma específica musiquinha antiga. Sensacional, folks!

Não é preciso dizer mais nada. Diversão garantida. A lenda é bem contada e a a película bem produzida para um filme desse orçamento. Foi feita uma continuação dois anos depois que também é legal, podem baixar. 

Cantem comigo então: "Jeepers Creepers, where'd ya get those peepers?
                                            Jeepers Creepers, where'd ya get those eyes?"


2 - Soul Survivors


O filme está longe de ser espetacular, mas o diretor tenta, durante a estória inteira, nos fazer especular sobre o que é real e o que é imaginário. Quem nunca viu o filme talvez tenha uma surpresa. Sempre aventei que esse roteiro na mão de um diretor top, daria um excelente filme. Tirando isso, vale ver o Casey Affleck novinho, ainda sem ser o ator reconhecido que é hoje e, para quem curte séries, a sempre sexy Eliza "Dollhouse" Dushku.

Basicamente a parada versa sobre um trágico acidente de carro envolvendo um grupo de amigos na saída de uma rave. A partir daí, fatos bizarros e inexplicáveis acontecem. Assistam sem pretensão e sejam felizes.

3 - 1408


Filme claustrofóbico e assustador com John Cusack e Samuel Jackson sobre a porra de um quarto "evil as fuck". Se não viram, vejam. Se já viram, revejam. Simples assim. 

Nessa estória, Cusack é um escritor atormentado pela morte da filha e que passou a se dedicar a escrever resenhas sobre hotéis que seriam, supostamente, mal assombrados. Cético até o último fim de cabelo, recebe um curioso cartão postal com referência ao quarto 1408 em um certo hotel em NY. Ele fica intrigado e paga para ver.

As coisas ficam mais interessantes quando encontra sérias dificuldades para marcar um pernoite, pois o tal quarto está sempre indisponível, não importa a data em que seja requisitado. A partir daí é montanha russa. Se puderem, vejam no clima. À noite e sozinhos, para os que tem coragem.

4 - The Skeleton Key


"Child, I believe you broke my legs!" 

Filme fodástico envolvendo lendas, sincretismo africano e que vai te deixar com calafrios na espinha. Já vi umas 10 vezes. Sério. Tinha o dvd, comprei o Blu-ray e se encontrar uma camiseta da bagaça, eu compro. Sou fã. 

Aqui a Kate Hudson é uma espécie de "home care" e acaba por ter que cuidar de um senhor em uma sombria casa em New Orleans. Lá se encontra também, uma enigmática senhora, que é a esposa desse idoso a ser cuidado, vivido pelo competente John Hurt. 

Imediatamente a enfermeira se dá conta de que as coisas não são que parecem. Espelhos são proibidos na casa e algumas portas são inacessíveis. O filme é coeso, com um final incomodativo para quem assiste. Não há saída a se vislumbrar. Podem baixar sem medo.

PS.: A musiquinha tenebrosa do Papa Justify e da Mama Cecile habitou meu celular como ringtone durante um tempo e foi usada em um vídeo meu de música (http://www.youtube.com/watch?v=b8dXb0NPM5U). Só os fortes perceberam, rs. Ou seja, sou fã!

5 - The Woman in Black


Harry Potter meets The Others. Assisti essa película sem pretensão e curti muito. Clássico filme de fantasmas, que vai te dar uns bons sustos. A Tati me deu esse Blu-ray de surpresa e fiquei feliz como um pinto no lixo. Poucas coisas deixam o HP mais feliz do ganhar um Blu-ray de Terror. Corri para assistir em alta definição, vez que só tinha visto em um torrent vagabundo e o filme ganhou muito na versão HD. Para quem é entusiasta de filmes de assombrações, vale o investimento.

Mas o que importa é que Radcliffe é um advogado, que tem que inventariar uma casa em uma pequena cidade no interior da Inglaterra. E vocês não estão entendendo. A casa é assustadora. Tudo no filme remete ao fantasmagórico. O clima, a neblina, o isolamento, o que não é dito, apenas subentendido. Os filtros escolhidos ajudam, os efeitos são excelentes e em determinado momento você vai achar que o Harry Potter foi mais corajoso em passar uma noite naquela mansão assombrada, do que ao enfrentar qualquer vilão em sua famosa epopeia mágica.

:)

É isso. Quem se interessou prepare seu administrador de torrent e deixe tudo pronto para o fim de semana. Quem já viu, veja de novo...ou não veja. Mas aqui as indicações e as brincadeiras são apenas para sair um pouco do trivial e, de quebra, garantir alguns calafrios no estômago. 

See ya when I see ya...

24 comentários:

  1. Já vi e revi 1408. Muito perturbador, só podia ter saído da mente genial do Stephen King

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, rs. Vc sabia que o Stephen King não curtiu a adaptação de seu livro "O Iluminado", pelo Kubrick? Irônico, não?

      Excluir
    2. Pois é, mas dizem que o King não gostou da condução da narrativa do filme. No livro fica bem dúbio se o personagem Jack está sendo assombrado ou ficando louco. No filme King achou que o foco ficou apenas na loucura. Só que isso se deu porque o Jack Nicholson tinha acabado de fazer "Estranho no Ninho" e a imagem dele ficou muito marcada na época. O que mostra como a escalação do ator pode interferir na recepção do filme. Só que vendo hoje, não tenho essa sensação, talvez tenha sido algo da época mesmo, as duas atuações muito próximas uma da outra.
      No fim, a culpa toda é do Jack! he he
      Abs,
      Maira

      Excluir
  2. Genial! Já vi que temos gostos parecidos, também amo A Chave Mestra! Vou ver todos! =)

    ResponderExcluir
  3. "E vocês não estão entendendo", rsrs me lembrou a tati
    vou anotar todas as sugestões, mas pra assistir mesmo, só no final do ano, depois das provas do vestibular, é tenso. rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pôxa, um filmezinho dá para assistir, vai?

      Excluir
  4. JÁ VIA A MULHER DE PRETO E 1408 E SÃO FILMES INCRÍVEIS, ADOREI AS DICAS JÁ ESTOU BAIXANDO....

    VOCÊ JÁ VIU AMERICAN HORROR STORY? É UMA SÉRIE INCRÍVEL PARA QUEM GOSTA DE TERROR, CADA TEMPORADA TEM UMA HISTÓRIA DIFERENTE, A SEGUNDA É A MELHOR ATÉ AGORA, MAS A PRIMEIRA TAMBÉM É DE ARREPIAR, VALE A PENA ASSISTIR....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, a Tati inclusive fez um vídeo sobre a série para o Rock, Paper & Scissors. Depois dá uma olhada. 1abc.

      Excluir
  5. Olha o 1408 e o The Skeleton Key são realmente assustadores, ainda mais pra mim que sou totalmente bocó para filmes de terror rsrs o final desse último eu sinceramente não esperava. Do Jeepers Creekers eu realmente não gostei, mas eu não gosto de filmes de mosntro, é coisa minha mesmo, mas filme de fantasma, de demônio, de zumbi...ui que medo. Muito bom o post, fiquei com vontade de ver the woman in black.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Veja sim, nesse gênero as opiniões costumam variar mais do que nos outros. Mas esse post cuida apenas de filmes menos vistos ou procurados. Deixei propositadamente os clássicos e os muito famosos de fora. 1abç.

      Excluir
  6. Hahaha...agora fiquei mais fã de vocês! Também acho terror o melhor gênero. Já vi estes filmes e também gostei muito, a surpresa foi A Mulher de Preto que eu achei que seria ruim, mas foi bem legal :) Um novo que eu vi e gostei muito foi Guerra Mundial Z, adoro zumbis e esse deu medo até. bjos pra vocês dois e muito sucesso sempre.

    ResponderExcluir
  7. De todos o que menos gostei foi a mulher de preto, mas dá p/ passar o tempo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, mas até que é legal ver o Daniel fazendo outras coisas. Vale apenas pelos sustinhos dentro da casa. 1abç.

      Excluir
  8. Não gosto muito de filmes de terror. Assusto muito fácil e depois fico sonhando e a cada barulho no quarto( o que sempre acontece) eu quase tenho um ataque cardíaco \o/. Mas eu gosto de livros, vai entender né?

    Estou curtindo a coluna HP ;]

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fique tranquilo, fantasmas não existem, rs. Pode ver sem medo. Só tema os vivos. Valeu Gabriel, 1abç.

      Excluir
  9. O que você acha desse filme mais recente A Entidade? Acho que 2012.

    Adoro assistir terror fim de semana com meu marido, ainda mais que sou do Rio Grande do Sul e com esse friozinho.

    ResponderExcluir
  10. O que você acha desse filme mais recente A Entidade? Acho que 2012.

    Adoro assistir terror fim de semana com meu marido, ainda mais que sou do Rio Grande do Sul e com esse friozinho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana, eu e aTati estamos secos para ver esse filme, nem te conto. Ao que tudo indica, é muuuuito bom. Veremos. 1abç.

      Excluir
  11. Faz tempo que não assisto um bom filme de terror, valeu pelas dicas.

    ResponderExcluir
  12. E onde entra o grande mestre stephen king ?

    ResponderExcluir
  13. Olá, adorei ver a foto desta velha horrorosa no início do post, rsrs, assisti este filme no cinema faz um tempão... chorei de tanto rir!!! Acho que nem em filme de comédia ri tanto qto neste. Achei cômico, vou procurar para ver novamente "Arraste-me para o Inferno". Já viu?
    Obrigada ;)

    ResponderExcluir
  14. Nossa, eu já tive uma fase de filmes de terror/horror/suspense de baixa orçamento, assisti mta coisa ruim, obviamente, mas também assisti uns filminhos beem interessantes...
    Um que eu deixo a dica, caso não tenha visto, é "A sétima vítima" me deu vários sustinhos hahahaha
    Tem um outro que to doida pra lembrar o nome, ele é bem de baixa renda, e também o tema é casa, uma casa que nunca para de ser construída...
    Enfim, vou lembrar desse post quando estiver no feeling pra um filme desses hahaha
    Obg :)

    ResponderExcluir

<< >>