Jostein Gaarder, o filósofo YA

Adolescentes nos anos 90 também liam YA. Mas um YA bem diferente do que esse com o qual a geração de hoje em dia está habituada.

Adolescentes dos anos 90 liam O Mundo de Sofia.

E o responsável pelo livro mais lido pelos adolescentes naquela década é o escritor norueguês Jostein Gaarder.

Jostein Gaarder nasceu em Oslo em 1952. Filho de pais professores, estudou literatura, teologia e filosofia, foi também professor por um bom tempo. Estreou como escritor em 1986 e é hoje em dia o mais renomado escritor de seu país.

Sua obra inclui livros infanto-juvenis (ou, Young Adult), contos, romances mais voltados para o público adulto, livros infantis e ensaios.




Li muito Jostein Gaarder na adolescência e aos vinte e poucos anos. Considero sua obra irregular, composta por livros excelentes (o supracitado O Mundo de Sofia em que o autor leva o leitor a uma viagem através da história da filosofia, O Dia do Curinga em que mais uma vez o autor nos convida a experimentar filosofia, dessa vez através de cartas de baralho, com pitadas de Alice no País das Maravilhas, e o Através do Espelho, em que acompanhamos uma criança doente nos últimos dias de sua vida – todos estes são YA), livros quase bons (como o A Biblioteca Mágica de Bibbi Bokken, em que o autor nos conta sobre a história do livro, com um pézinho em Borges, e sobre um colecionador de livros ainda não escritos e... não deu certo, apesar de algumas passagens interessantes – também YA), e, simpelsmente ruins, não recomendo porque oh, meu deus, perdi meu tempo lendo, quero meu dinheiro de volta!!! (como por exemplo o Maya, que é um romance sobre a criação do mundo gone bad – já falei bastante dele neste vídeo, vou deixar o Maya quietinho por ora, e, O Vendedor de Histórias, que tem uma premissa legal de ser a história de um ghost writer (morro de curiosidade sobre ghost writers), mas que... é ruim, mal escrito, chato, cheio de personagens albsolutamente sem carisma nenhum... –  estes dois ultimos já são para um público mais adulto).

Mesmo assim, ainda é um autor de jovem-adulto (já estamos usando este termo?) BEM acima da média do que se vê hoje em dia.

A forma como ele encarna o adolescente para dar voz às suas “mazelas da vida” é convincente e gostoso de ser ler.

RECOMENDO COM FORÇA:
O Mundo de Sofia: principalmente pra você aí, que não se dá muito bem com filosofia no ensino médio (ou pra você que nunca se interessou pelo assunto – por que não? Sim, é um livro superficial, mas nada te impede de se aprofundar na escola que mais chamar tua atenção por conta ;)

O Livro das Religiões: um panorama geral (ok, nem tão geral assim, tem muito mais informações sobre o cristianismo do que sobre qualquer outra religião...) sobre as diversas religiões ao redor do mundo (faltam algumas, é verdade, é verdade, mas, como O Mundo de Sofia, é apenas um panorama, nada muito aprofundado, e ao contrário do Sofia, não é um romance – é quase um livro de referência – também voltado para um público mais jovem.)

O Dia do Curinga: vai te fazer pensar em várias coisas (e pra quem já tem uma base de filosofia, vai encontrá-la em diversos capítulos de formas diferentes).

Através do Espelho: é comovente, é triste, já vou avisando. Separe a caixa de lencinhos.

21 comentários:

  1. Além desses que você recomenda fortemente (todos eu já li, incluindo o Maya, mas nem achei ele tãããão ruim assim), eu recomendo "O Pássaro Raro", que também é muito bom!

    ResponderExcluir
  2. Olá Tati.

    Gostei do texto.

    Recomendo também, do mesmo autor, os romances epistolares "Vita Brevis" e o "Castelo nos Pirineus".

    São dois livros recomendados àqueles que gostam do eterno debate razão x espiritualidade (ciência x religião).

    Bom saber que o "Maya" não é lá uma Brastemp. Quase o comprei em uma versão pocket da Cia. das Letras. Vou tentar lê-lo em meu ereader e ter minhas impressões!

    Até.

    ResponderExcluir
  3. Ah, Jostein Gaarder! O Dia do Curinga é com certeza um dos meus livros preferidos (se não o preferido!) e Através do Espelho é realmente lindo e de chorar demais... Li ambos mais de uma vez (O Dia do Curinga já perdi a conta de quantas vezes e Através do Espelho li na adolescência e depois dos 20, duas experiências bem diferentes!) Acho o mundo de Sofia um livro bem legal, mas arrastado as vezes (acho que não curto filosofia tanto assim hehe), tanto que só consegui ler mesmo depois dos 20 anos... na adolescência tentei e abandonei por falta de paciência hehe
    Por causa desses três livros, esse ano tentei começar a ler o Maya, mas realmente não gostei e acabei abandonando antes da metade... Ainda tenho vontade de ler até o fim pois o pouco que li senti algumas referências ao Dia do Curinga (você notou isso também?) e como amo esse livro, queria ver onde elas vão dar...

    Bom saber que alguém partilha a opinião sobre a irregularidade dele... Maya pra mim foi uma decepção...

    ResponderExcluir
  4. Eu também gosto muito de Vita Brevis, o livro parte de uma premissa "falsa" um manuscrito encontrado por Jostein em algum sebo obscuro falando sobre a relação entre Santo Agostinho (antes dele ser santo) e a mãe de seu filho. Embora o livro pudesse ter sido menor e que ele canse o leitor com uma "estorinha" de conspiração da Igreja Católica que teria "sumido" com o original do manuscrito, a premissa é interessante e faz com que a gente veja os "santos" com outros olhos...

    ResponderExcluir
  5. Que post legal, Tati! Adoro quando vc fala de livros que leu na adolescência! Como temos quase a mesma idade e crescemos no mesmo contexto, gosto de comparar minhas leituras com as suas! E JG tbm está na minha lista de leituras da década de 90, como não? rsr

    Fui apresentada ao autor por um querido professor de história, que me emprestou o "Mundo de Sofia" e olha só... ele teve um derrame e acabou falecendo! Tentei devolver para a mãe dele mas ela me deu de presente como recordação! Por isso, tenho um carinho muito grande pelo "Mundo de Sofia", mas não é meu preferido. Gosto mais de "O dia do Curinga" e "Através do Espelho".

    Beijo prá vc, Tati!! Isa - LidoLendo.

    ResponderExcluir
  6. Obrigado Tatiana
    Estou lendo o mundo de sofia também,esta sendo ótimo,tenho edição da foto que você mostrou a minha foi publicada em 1995 são 18 anos de empréstimos,esta bem velhinho,amarelado,sabe?
    Um raridade
    Obrigado pela post

    ResponderExcluir
  7. Olá, Tati!
    Estava numa onda Jostein Gaarder nesse último ano, lendo O Mundo de Sofia, O Dia do Curinga, Vita Brevis e, por último, o Através do Espelho. Na minha opinião, os melhores foram o primeiro e o último. Na dúvida em qual o próximo dele a ler, procurei algumas opiniões em outros sites de leitura e acabei por comprar O Livro das Religiões, mas antes preciso terminar o meu 1984 "in original British English" (tá foda!), porque infelizmente não consigo ler mais de um livro ao mesmo tempo, acabo por me perder nas histórias!
    Valeu pela dica! Saiba que sempre tenho você como "guia" para procurar alguma coisa boa pra ler (ou correr!). Beijão!

    ResponderExcluir
  8. O Vita Brevis dele também é muito bom. Vou comprar o Através do Espelho, pois este nunca li.

    ResponderExcluir
  9. Emprestei o meu livro O Mundo de Sofia pra uma amiga a dois meses atrás e até hoje ela me diz que não conseguiu terminar de ler... Acho que é porque ela ODEIA história hahahahahaha

    ResponderExcluir
  10. To louco pra ler mais livros desse autor, o único q li por enquanto foi "A garota das laranjas" e gostei mto, super recomendo.

    ResponderExcluir
  11. To louco pra ler mais livros desse autor, o único q li por enquanto foi "A garota das laranjas" e gostei bastante, super recomendo. :D

    ResponderExcluir
  12. Fiquei com vontade de ler o "Através do Espelho"...
    Ótimo post

    ResponderExcluir
  13. Confesso que deixei o meu "mundo de sofia" na metade. Achei legal, mas depois de um tempo fica chatinho....acho que previsível seria a palavra. abs

    ResponderExcluir
  14. Nossa Tati, esse post me fez lembrar que estou ficando velha!
    Li Jostein Gaarder quando a internet era discada e o jeito de passar o tempo era ler! Hahahha Bons tempos :)
    À época, também li um livro chamado "A Viagem de Theo", que é um YA sobre religiões. Já leste?

    Beijos!

    ResponderExcluir
  15. Tenho o livro "O mundo de Sofia" autografado pelo Gaarder quando ele veio para SP/SP. É relíquia para mim!

    Bjs**

    ResponderExcluir
  16. Ja havia lido "O Mundo de Sofia" e adorei, próximo livro dele que pretendo ler é o "Através do Espelho"

    ResponderExcluir
  17. Pessoal, amo as resenhas de vocês e queria muito ver uma sobre Gaina - Os Dois Reinos. Comprei uns dias atras (fui atraida pela capa, confesso) e estou gostando, mas queria ouvir a opinião de outras pessoas tambem.

    bjos

    ResponderExcluir
  18. Adoro seu blog,sou cadastrada no seu canal, te encontrei procurando livros pra estudar pro mestrado em letras (que adiei:( ). Parabéns!

    ResponderExcluir
  19. A muitos anos atrás peguei o livro Através do Espelho na biblioteca da escola, e amei, e sim, chorei também, mas na época foi tentar ler O Mundo de Shofia e não consegui dar sequência na leitura, preciso colocar esse livro na minha lista de livros para ler!

    http://poraodaliesel.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. O Mundo de Sofia, na minha opinião, é uma ótima introdução à filosofia, para jovens. Recentemente, li A Garota das Laranjas, que me fez pensar naquele antigo costume de fazer um diário, que a gente escrevia e escondia. De vez em quando ia lá e escrevia mais. Em algum momento da vida, o diário era destruído. Ou de escrever cartas para os amigos e pessoas queridas.

    ResponderExcluir

<< >>