Livro do dia #2: The Casual Vacancy + Morte Súbita* (J.K. Rowling, 2012)







Primeiro livro adulto da escritora que ficou mundialmente conhecida como a dona de casa que escreveu Harry Potter.

Livro despretensioso em que a autora nos leva a conhecer Pagford, um vilarejo fictício na Inglaterra, em que o quotidiano das pessoas, de uma hora pra outra, a partir da morte inesperada do Sr. Fairbrother (figura querida por todos no vilarejo), passa a ficar repleta de...  acontecimentos casuais um tanto quanto inusitados... e todos esses acontecimentos estão ligados à perda e  como pessoas comuns lidam com elas (sejam perdas de um ente querido, de um emprego,  de um campeonato, de autoestima, de dignidade...).

Como essas  “casual vacancies” serão preenchidas? Só lendo o livro (e vivendo a vida...) pra saber.

Infelizmente isso se perdeu na escolha do título em português – mas não acho que alguém se interessaria em comprar um livro com o título de “Vacância”.

E, sim, quem partiu de Harry Potter pra esse livro esperando ação, mistério, aventura – lógico que deu com os burros n’água.  

É um livro ruim? De jeito nenhum! Mas sejamos justos e se for pra comparar, comparemos este livro com outros de seu tipo. O resultado da comparação? Não deixou nada a desejar.


*Vídeo no canal em breve ;)

39 comentários:

  1. Terminei o Morte Súbita essa semana, e gostei muito, principalmente do final, e também porque achei completamente diferente de Harry Potter; acho que esse foi o propósito dela.
    :)

    ResponderExcluir
  2. Esperando ansiosamente o vídeo.Eu li o original e adorei, gostei da crítica para com a sociedade inglesa e achei bastante sombrio também, um lado bem diferente da J.K. É claro que o olhar de fã se manteve durante toda a estória mas, mesmo assim, achei um ótimo livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é, nao vai ter jeito, fã vai demorar pra se acostumar com esse livro... ;)

      Excluir
    2. Pois é, como fã eu já adorei desde o anúncio (O que é ruim, eu sei =/ ) Mas honestamente, se a J.K escrever bula de remédio, eu vou ler, ela faz parte da minha vida desde os 12 anos, e pela estória dela, conheci muitas pessoas incríveis (Onde sou padrinho de casamento, de filhos, nos reunimos todo ano) Todos do fórum. Outra característica dela que está presente no livro, é de criar personagens incríveis e mesmo em momentos mais críticos, sempre tem o frescor em forma de bom humor. É claro que não é um Joyce ou um Dostoievski, mas eu adoro o trabalho dela, que é muito bem feito (eu acho) Abraço Tati, esperando ansiosamente o vídeo (sem pressão srsrsrsrs) P.S Leia a sequencia do "A Song of Ice and Fire" Se vc não quiser comprar, eu te mando os livros, outros que eu adoro.

      Excluir
  3. Eu adorei o livro e sabe tem uma coisa que me vez lembrar o harry potter foi a escrita dela, eu senti aquele aconchego no livro sei lá nas descrições nos lugares, num sei pode ser loucura minha li ele em ingles também . hehe esperando pelo video ooo ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. também achei, douglas. o estilo de escrita é o mesmo, os assuntos é que são outros (o que é ótimo ;)

      Excluir
    2. *me intrometendo*

      tive a mesma impressão que o Douglas. Sou fã de Harry Potter desde pequena, mas fui ler o Casual Vacancy com a consciência de que eram coisas muito distintas. Estou na reta final do livro e tô amando. Muito legal MESMO ver uma outra faceta dessa mulher tão talentosa. :)

      Excluir
  4. Tati você falou o que qeria ouvir "...se for pra comparar, comparemos este livro com outros de seu tipo. " Acabei de ler e como fã da saga Harry Potter esta decepcionado, mas lendo seu texto lembra bque este é um livro adulto, com temas adultos.Agora dando a devida justiça percebe-se que é um livro que te leva a pensar em sua própria vida, é impossível não se identificar com um dos personagens. Esperando ansioso o vídeo. Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. exatamente, josé, não dá pra comparar com HP,
      é outro tipo de livro totalmente diferente ;)

      Excluir
  5. Terminei o livro ontem e quase devorei o final de tão bom que achei (apesar de sempre ter pensado que odiaria finais tão tristes assim!)
    Adorei suas pontuações, e realmente, o livro é bom, mas dentro da sua temática, já que não é nem de longe comparável ao filho da JK, Harry Potter.
    Mas que o começo me decepcionou um pouco, decepcionou. Achei monótono e bem cansativo, mas depois ficou muito bom!

    Beijo, adorei seu blog! (só tinha visto seu canal)

    ResponderExcluir
  6. Olá Tatiana! Gostei de seus comentários sobre o livro, uma pena que eu não tenha boa leitura em inglês para fazer comparações com a tradução brasileira. Bom, talvez muitos não concordem comigo, mas o título em português fez sentido nas diversas situações apresentadas pela autora. Vi muitas mortes de personagens que não chegam ao sentido literal. A morte das relações humanas, a morte da solidariedade, entre outros aspectos. Um ponto forte é a indiferença, seja dentro das famílias ou na comunidade como um todo, tanto daqueles que estavam do lado de Barry quanto os opositores, liderados por Howard Mollison. Bom, estou aguardando seu vídeo também. Abraços!

    ResponderExcluir
  7. Como fã de HP, jamais esperei que esse fosse sequer semelhante à série. Pela sinopse, que foi a primeira coisa divulgada desse livro, já dava pra saber disso...

    Comprei a versão em inglês, mas acho que o nível estava acima do meu, eram muitos personagens, expressões, e politicagem... Poderia ter continuado, mas senti que minha leitura seria prejudicada... então lerei o Morte Súbita mesmo.

    Achei a nossa versão muito boa! Talvez por estar esperando um desastre, acabei me surpreendendo positivamente.

    E sobre o final, nossa! Deve ser muito triste mesmo, todos comentam isso, e vi uma entrevista no youtube onde a J.K. afirma ter chorado com o fim ao escrever.

    P.S. Aguardo ansiosamente pelo vídeo resenha ;)

    ResponderExcluir
  8. Tô querendo ler mas meio que desanimei com tanta gente falando mal do livro. Como estou cheia de coisas pra ler no momento, vou esperar pra comprar lá pro meio do ano.

    E gente, a edição brasileira está bem semelhante com a americana. Rocco poderia ter tido o mesmo capricho.

    No aguardo do video!
    ;-)

    ResponderExcluir
  9. tati o video vai ter algum spoiler pq estou terminando de ler o livro e to com medo de ver o video e ter...

    mas ansioso pra ver o video...

    ResponderExcluir
  10. Eu gostei bastante desse livro.
    E da edição brasileira.
    foi muito bom saber que JKR deu conta de escrever uma boa história fora de sua zona de conforto.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  11. Ei Tati, já leu aquele "batalha do apocalipse" que ta ali embaixo na primeira foto?

    ResponderExcluir
  12. Tatiana, Eu estou no começo desse livro, mas confesso que pelas poucas páginas que li, Gostei muito. Existe diálogos coerentes, composição de personagem, boa escrita, linguagem acessível e principalmente inteligência. Diferente da trilogia Fifity Shade.

    Adoro seus comentários tanto no blog como no youtube

    Parabéns pela coerência

    ResponderExcluir
  13. Estou lendo Morte Súbita, só que em é português, mas já providenciei a obra original mesmo não sabendo inglês; mas irei iniciar ainda esse ano. Tati, você vai revelar muito sobre o livro? é que estou ainda no início e estou com medo de que você revele muito do livro; agora que já sei que Kristal vai morrer(devido a um panaca no face que publicou logo quando eu estava no primeiro capitulo)fiquei meio ressentido de ver algo, resenhas, ou qualquer outra coisa.
    De toda forma amo seus vídeos e com certeza essa resenha é uma das mais esperadas depois da de Harry Potter é claro.
    Beijos e até qualquer dia.

    ResponderExcluir
  14. Quando comprei, esperei nos primeiros capítulos uma identificaçãozinha que fosse, que mostrasse um tracinho de Harry Potter, mas com o passar dos capítulos, a leitura me levou pra um lugar completamente diferente, onde eu lia J.K.Rowling, não "Um Livro Da Autora De Harry Potter"! Excelentíssimo, mas triste :/

    ResponderExcluir
  15. Humm, deu vontade de conferir! O único problema são os mil da fila aqui, haha! ;)
    Beijos, Tati querida!

    ResponderExcluir
  16. Tenho o meu na estante, aparece bem entre os outros me chamando para ler, ignorar a lista que fiz antes, rs.... A resenha positiva só fez aumentar a vontade!
    Leu o exemplar em inglês rápido ?

    ResponderExcluir
  17. ola tatiana, acabei de descobir os seus videos e fiquei particularmente muito feliz por isso tanto que vi vários videos ate algumas horas da madrugada...a unica coisa que eu nao gostei foi do jeito como voce pronuncia potter e herminone ( mas nao me leve a mal, eu só sou um fã muito acostumado á outra pronuncia...kkkkk)...bom, eu adorei seus videos (ainda nao vi todos, mas quero ver)....o que eu queria te dizer é que voce tem um extremo bom gosto e que eu queria ter os livros que voce tem em sua estante!!! queria tanto alguns deles como os livros do rei artur e etc...por incrivel que pareça, apesar de eu ser um fã obcecado por harry otter, eu nao tenho a coleção, e eu nao quero comprar a versão economica, pois é ainda mais pobre que a versao normal de 3o e poucos reias....com o seu review eu fiquei realmente tentado a comprar a versao em ingles, mas infelizmente nao falo ingles e até por esse motivo tenho medo de comprar em sites americanos, o que é uma pena.....bom, me desculpe estar falando isso tudo aqui, mas é que isso nao caberia nos comentarios do youtube e como eu achei esse post sobre a JK aqui, resolvi colocar aqui....só queria dizer que eu conheci seu vlog hoje e ja sou seu fã!...tudo de bom...

    ResponderExcluir
  18. Fiquei sabendo do seu blog através de uma matéria no "Saraiva Conteúdo" e adorei! Meu blog é novo, mas tô cuidado dele direitinho pq quero que ele seja como o seu, no futuro! Postar resenhas é só o início pra mim e pras amigas que me ajudam com textos. Queremos postar mais textos não-relacionados a livros, como crônicas, contos e poesia. E, no futuro, montar uma biblioteca comunitária. :D
    Ainda temos muito a batalhar e a mostrar, mas tenho certeza de que conseguiremos!
    Um beijo,
    da Menina Leitora,
    Thaís Mannoni

    ResponderExcluir
  19. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  20. Tati, queria saber qual nível de inglês do livro. To pensando em ler em inglês e queria saber pra nao me decepcionar e abandonar o livro por nao entender direito o que ta escrito.

    ResponderExcluir
  21. bom quero te fala que vc é muito legal fala bem te admiro porque sabes outro idioma queria muito que vc me mandasse alguma livro do Harry Potter em inglês pode ser qualquer um so quero que vc me mande ficaria grato se vc me fizesse esse favor porque estou lendo Harry Potter e sou um grande fã de verdade apesar de que eu não acompanhei E-mail rafaelsousa15@live.com comentei no youtube mais achei aqui melhor porque tem mais caracteres quero muito que vc me mande por favor algum livro do HP em inglês sou muito fã mesmo tipo acho que vc não vai mandar mas quero muito fico feliz estou vendo seu canal a um tempo mas nunca comentei agora é a hora vc já sabe fico feliz se vc me manda o livro eu te mando algo de volta e beijos espero que vc me responda ok obrigado mesmo se vc der uma lida quero que um dia agente se encontre da onde vc é eu sou de brasilia DF e tenho 15 anos obrigado de novo

    ResponderExcluir
  22. bom quero te fala que vc é muito legal fala bem te admiro porque sabes outro idioma queria muito que vc me mandasse alguma livro do Harry Potter em inglês pode ser qualquer um so quero que vc me mande ficaria grato se vc me fizesse esse favor porque estou lendo Harry Potter e sou um grande fã de verdade apesar de que eu não acompanhei E-mail rafaelsousa15@live.com om tive que escrever de novo vou tentar te convencer para vc me manda o livro do harry potter inglês fico muito grato

    ResponderExcluir
  23. Eu vejo muitos fãs de Harry Potter e seus livros implorarem a J.K.Rowling escrever um continuação.Vocês acham que ela deveria escrever uma seqüência ou poderia ser uma coisa forçada e diminuir o encanto da série?Talvez ela poderia escrever a crônicas de Tiago Potter(pai de harry)desde quando entrou em Hogwarts até sua morte.Me respondam!

    ResponderExcluir
  24. Estou lendo o livro, por isso não quero assistir o video. Fiquei curiosa sobre o final. Estou ansiosa para terminar, mas meu namorado não esta facilitando as coisas pra mim. Acho que preciso achar um esconderijo no jardim.
    Uma coisa que me chamou muito atenção foi a forma como ela descreve os conflitos dos adolescentes. Andrew, Stu, Kristal, Sukh e Gaia são retratados de forma muito próxima à realidade. Eu consigo perceber claramente os sentimentos e as angústias de cada um deles. Os adultos também sofrem, mas, infelizmente, a vida fez deles seres humanos pouco humanos e essencialmente hipocritas. Quando terminar a leitura comento o que achei do final. Bj, Tati

    ResponderExcluir
  25. o.O acabei de encomendar meu livro da J.K, ainda essa semana chega, to ancioso

    ResponderExcluir
  26. Reconheço o Dorothy Parker ali embaixo rs. Vou ser honesta com você. Quando vi seu video-blog, primeiro fiquei meio triste, porque eu tinha a ideia de fazer extamente o que você faz. Falar sobre os livros, fazer a resenha e comentar sobre a tradução. Mas depois que terminei de ver o vídeo percebi que ganhei alguém para me espelhar. Sou estudantes de Tradução e vou indicar seus sites para meus amigos! Foi muito bom te achar! Beijooos
    Marcella

    ResponderExcluir
  27. Ja estou com o meu livro aqui em casa, só esperando um tempinho para ler, adorei a sua resenha no youtube :)

    ResponderExcluir
  28. você tem os livros do philip pulman, e a batalha do apocalipse, eu adoro esses livros, e você tem muitos livros, eu sou apaixonado por livros, demais. eu queria ter todos esse livros, já leu a saga do percy jackson? eu adorei seu livros.

    ResponderExcluir
  29. Mesmo sendo totalmente diferente de HP (o que realmente eu gostei), acho que esperava um pouco mais do livro, já que foi a JK que escreveu. Esperava um pouco mais de "emoção, suspense e GRANDES revelações", o que vem escrito no próprio exemplar, mas não vi muito disso!

    ResponderExcluir
  30. Por que as edições gringas são sempre muito melhores do que as do Brasil? =(

    ResponderExcluir
  31. meu Deus! que final chocante!
    gabriel birkhann
    (a minha edição é a típica edição da AVON)

    ResponderExcluir

<< >>