e você?
eu sou daquelas que baixa a cabeça, olha pras unhas, olha pra janela, tenta fazer contato visual pra ver se mais alguém tá sofrendo de vergonha alheia, também (sempre tem!;), quero morrreeeeeeeeerr, finjo que estou com tosse pra ver se a pessoa pára de fazer/falar merda... uma belezura...
tenho vergonha alheia cinematográfica, também - sabe aquela cena em que pegam o personagem x fazendo merda, bem na hora? se estou sozinha, vou escorregando no assento, até nao conseguir mais ver a tela. se estou acompanhada, enfio a cara no braço da pessoa do meu lado.
e tem também a vergonha alheia televisiva - essa eu fico bem a vontade pra soltar um "ai caralho!", daqueles que saem bem rápido,sabe? rs entao, eu troco de canal até acabar a cena.
e tem a vergonha alheia youtubesca, que, né, além da minha auto-vergonha toda vez que amigo/aluno/colega de trabalho descobre meu canal me faz ficar vermelha na hora, suar frio, e querer que a minha mãe me ligue AGORA! seguida pela vontade incrível de me transformar numa ema, mas bem, tem também a vergonha alheia que me faz ver videos pela metade, ou pulando trechos, ou desistindo dessa vida e ir ver o filme do Pelé.
mas repare bem na sensação física da vergonha alheia:
(momento olha como eu sou cientista - se alguém ler esse post, me diga nos comentários se é só comigo isso,rs)
o primeiro sintoma da vergonha alheia é um espasmo muscular na região do abdome, que te faz querer encolher em posição fetal. Caso a cena causadora da vergonha alheia se prolongue por mais de 10 segundos, uma vontade incontrolável de fechar os olhos e os ouvidos pode ocorrer. Seja pelo encolhimento involuntário ou simplesmente por, né, vergonha, se a pessoa tiver tendencia a vermelhidão facial, ela ocorrerá. O alívio só se dá no momento em que a pessoa percebe que né, ela nao está sozinha, tem mais gente morrendo de vergonha alheia naquele exato momento, e no qual o cruzamento de olhares seguido por aquele risinho engolido de reconhecimento (que dependendo da situação pode virar uma gargalhada incontrolável) tem lugar.
oremos todos, amém, bjo
sofro demais de vergolha alheia... como isso está sendo um hábito quase diário, já perdi mais minha vergonha própria. depois que descobri nesse mundo gente pior que eu, nossa, tô tranquila quanto à minha pessoa.
ResponderExcluiroutra característica, é que, se a vergonha alheia é muuito grande, além de me encolher na posição fetal, eu cubro a face com as mãos e solto um aaaaa. às vezes rolam até umas lágrimas... grave isso!
Nossa, eu tenho MUITA vergonha alheia. Muita mesmo... Chega até a me dar nó na garganta. E no ônibus, então? (você que, como eu, utiliza este incrível meio de transporte sabe do que eu falo).
ResponderExcluirAgora, essa do Youtube foi incrível... Ali é o reduto da vergonha alheia mundial, né? rs
Tati, comecei um blog (ele é bebê ainda... rs Nasceu mesmo da minha vontade louca de escrever), se puder, dê uma olhada. Você é uma das pessoas que mais gosto de ler (e ver) na internet e ficaria muito feliz.
Beijinho
Compartilho desse seu sentimento de vergonha alheia, mas meus sintomas geralmente param nas contrações musculares e na vermelhidão no rosto... a não ser que a situação se prolongue, aí eu acabo soltando risadinhas, ou palavrões... depende do tipo de vergonha alheia que eu 'to sentindo!!
ResponderExcluirTambém morro de vergonha alhei, Tati. Mas muito pior que isso é ser o alvo de vergonha alheia, e só se dar conta disso depois... Péssimo.
ResponderExcluirCom certeza eu tenho muuuuita vergonha alheia!!! E o fato de dar aquele risinho e trocada de olhar virar uma gargalhada é quase inevitável.
ResponderExcluirMas as vezes paro e penso: será que eu já causei essa vergonha alheia?! MAS CLARO que já... hahaha
Ih, essa do youtube e de conhecidos próximos é comum também, nossa quero sair correndo hahaha.
Beeijos!
gente, morri de rir com alguns comentários de vcs!
ResponderExcluirJessica, vontade de chorar nunca tive, mas imagino que o motivo da vergonha alheia deva ter sido forte!
e minha gente, é lóóóógico que eu já fui muito motivo de vergonha alheia - eu sou aquela que tá reclamando da pessoa X sem perceber que ela tá atrás de mim, sabe, assim?rds...é esse o nível, entao né, fazer o quê,rs...bjos!!
Tatiana, pra mim vergonha alheia é sinônimo do #facepalm. Aquela hora que a única coisa que dá vontade de fazer é enviar um tapa na testa e esperar uns segundos de olhos fechados pra ver se a vergonha passa kkkkk
ResponderExcluirAh, tb morro de vergonha de pessoas do trabalho lerem meu blog. Vergonha alheia do meu momento mulherzinha HOHOHO
Ah 2, fiz uns comentários sobre o primeiro livro do crônicas de nárnia, se puder, dá uma lida lá.
bjs
http://aopiniaodacoruja.blogspot.com/
Eu sofro muito de vergonha alheia haha. Adorei o post, seu blog é lindo.
ResponderExcluirEu criei um blog sobre livros, ele está só no começo, mas eu gostaria que você desse uma olhada lá e comentasse. E se possível, segue o blog?
O link é
http://bookosfera.blogspot.com/
Não sei se o meu caso é menos ou mais pior (tô escrevendo tudo certinho, né?), não tenho nenhum dos seus sintomas, entretanto meus olhos começam a lacrimejar levemente, não escorrem lágrimas pelo meu rosto, mas é o suficiente para eles ficarem molhados. É uma sensação horrível e, se tratando de televisão aos sábados e domingos principalmente, muito frequente.
ResponderExcluir