Harry Potter and the Sorcerer's Stone = :))))

Comprei o Harry Potter e a Pedra Filosfal assim que foi lançado, em 2000. Lembro que achei chatinho, sem graça e que parei de ler logo que começaram as explicações sobre o Quadribol - aquilo tava muuuito chato, larguei mão do livro, nunca mais voltei a ler, e levei prum sebo junto com vários outros livros e CDs que eu não queria mais.

Digo, nunca mais até agora há pouco ;)

Assim que começaram a anunciar os ultimos filmes, e a fazerem vários especiais pra tevê (inclusive um muito bacana mostrando a autora durante o término da criação do ultimo livro) voltei a me interessar por Harry Potter.

Comprei todos os livros em inglês (vai que eu não tinha gostado da tradução do livro...) e baixei os audiobooks - esse ano só lerei livros em inglês até o CPE que provavelmente será no final de junho, então comecei pela coleção de HP.

E vou lhes dizer que - A-DO-REI!!!

Primeiro que o audiobook da Pedra Filosofal (ainda não ouvi os outros...) foi gravado por um ator muito bom, que muda a voz de acordo com os personagens, dá emoção pras falas, o tom de ironia necessário em diversos comentários de vários personagens (faz toda a diferença, viu - tem MUITA ironia e sarcasmo nesses librinhos, coisa que não me lembro de ter visto quando tentei le-lo em portugues 10 anos atrás...hum...)

Outro detalhe é que o audiobook é do original, inglês britânico, e meus livros são a versão americana (por exemplo, - o titulo original do primeiro livro é "Harry Potter and the Philosopher's stone" - o americano é "Harry Potter and the Sorcerer's Stone" . E a diferença não é só no título - inumeras expressões tipicamente britanicas foram trocadas por girias americanas ao longo do livro, e digo mais - paragrafos inteiros (mas não muitos) forama crescentados a versão americana!

Então como boa ex-aluna de tradução, acabei comprando novamente um exemplar da Pedra Filosofal, vou ler  mais pra frente e ver como é que a tradução para o portugues foi feita. E também estou curiosa pra ver como o sotaque escocês (ou será o cockney:) do Hagrid foi traduzido...

Mas tá, fora isso, a história do livro, acho que todo mundo já sabe:

O Harry é um órfão que mora com os tios e um primo da mesma idade e é inexplicavelmente extremamente maltratado pela família. Sério, dá muita dó do Harry (mesmo sabendo que alguns punishments do menino são pra ser engraçados, mas hein, que mente doente vai achar uma criança sendo maltratada por familiares engraçado? Enfim...

tá, o menino consegue fazer umas coisas X com o poder da mente principalmente pra dar o troco no primo bully, o que assusta a família, que disse prom garoto que os pais morreram num acidente de carro, e que a marca de raio na testa dele , foi adquirida no mesmo acidente.

Dias depois, a gente descobre, após insistencia do "correio" em enviar uma carta misteriosa pro garoto, que ele na verdade é um bruxinho, cujos pais morreram ao salva-lo do bruno mais malvadão do mundo, o Valdemort, e que ele a partir de então vai estudar numa escola super bacana de magia.
Ah, e ele descobre que é rico.
E famoso.
Mas ele é bacana, nem liga pra essas coisas.
E faz dois amiguinhos na tal da escola ( a CDF da Hermaione, e o prático e simples Ron.
E varias aventuras se seguem na escola, até o ponto alto do reencontro do Harry com o bruxão-malvadão, que não deve ser chamado pelo nome, e pá, e o derrota novamente, provando mais uma vez que o garoto Harry é muito foda.

Tá, e os capítulos sobre o Quadribol (quiditch), não são tal ruins assim, são até bem divertidos ;)

Bom, com isso, paguei a lingua por ter falado mal e desdenhado do HP por todos esses anos, tou achando os librinhos MUITO FOFOS!!!, e não quero que eles cresçam :/
(me disseram que conforme os livros vão passando, eles vão ficando mais velhos, mais experientes, mais maduros e as estórias, mai sombrias...)

recomendo pra todos os malas como eu que ainda desdenham dos livros e dos fãs dos livros, sem nunca ter tentado lê-los (e não vale dizer que viu os filmes, porque, é sabido que filmes dificilmente fazem jus a seus livros...)

;)

21 comentários:

  1. Oi Tatiana, tudo bem? Quanto custou a sua coleção inteira em inglês? Poderia postar o link dos e-books pra gente? Pleaaaaaaaase!
    See ya!

    ResponderExcluir
  2. Êê Tatiana que bom que gostou. Mas sabe, a partir do 3º livro eles ficam adolescentes e Harry passa a ser muito chato, e cri cri, mas ele tem motivos né?
    Espero que goste de todos. Grande Beijo.

    ResponderExcluir
  3. Eu vou comprar! Quando acabar de ler os que comprei que nem louca ano passado e nos anos anteriores!

    ResponderExcluir
  4. Li todos do Harry e adoro, se vc gostou do 1º, vai gostar de todos os outros...!
    Bjos.
    P.S.: tem estante de livros nova aí na foto?? linnda!

    ResponderExcluir
  5. Sabia que você ia gostar! u-u Bom, pra mim o livro em que o Harry se encontra o cão chupando manga da chatisse é o quinto (que por acaso é meu preferido hehehe) Sabe como é, adolescentes de 15 anos revoltados com os hormonios a flor da pele... Ele fica muito brigão e reclamão e tudo mais, mas é um livro FANTASTICO! Especialmente lá pro finalzinho... enfim, espero que vc curta todos, viu? Beijos :)

    ResponderExcluir
  6. Olá Tatiana,

    Encontrei seu blog através do seu canal do youtube, em uma busca por reviews de livros e estou apaixonada! Hahahaha.. amei a sua paixão por livros e a sua cultura, e vou passar a seguir seu blog pelo google reader. Beijinho!

    ResponderExcluir
  7. OI Tatiana! Encontrei seu blog por acaso tb, até comentei no seu ultimo video sobre livros que vc leu em 2010, mas vc n respondeu!!!=/
    Anyway, sigo seu blog, e espero ver mais vídeos ótimos!

    parabéns! =*

    ResponderExcluir
  8. Achei seus videos no youtube por acaso e gostei muito, eu tava procurando por alguem que indicasse livros bons. Parabéns!

    ResponderExcluir
  9. Que bom que gostou! Eu sou viciada, bem viciada!

    ResponderExcluir
  10. Oi, olha eu de novo! Hehehe, é que eu queria saber se você ainda tem o link do lugar onde baixou os audiobooks, eu to querendo muuuuito! Obrigada :)

    ResponderExcluir
  11. OLÁ TATI, meu nome é Marcela (ta anonimo pq eu nun tenho conta no google. :D) Entãão, eu conheci vc pelo you tube e pensei que vc ia falar sobre Harry POtter no seu video... eu sou fã dos livros e vc sabe né, qdo a gente gosta de alguma coisa pensa que tudu mundo tem que gostar... enfim, o primiero livro é só uma apresentação, através dos livros vc vai ver que a mente da JK Rowling é incrivel... todos os acontecimentos desde o 1º livro tem uma explicação ótima no final. BOA LEITURA... escrevi de mais..

    ResponderExcluir
  12. Tati, você já leu o "Memórias de uma Gueixa", do Arthur Golden? Eu estou lendo e amando! É uma imersão na cultura japonesa, desses livros que fazem um filminho na sua cabeça e que a gente não quer largar por nada nessa vida, sabe? Enfim, depois você me conta se já leu e se concorda comigo.

    Beijinho!

    ResponderExcluir
  13. Eu a adoro e sempre fico ansiosa para ver video novo seu no Youtube.

    beijos

    ResponderExcluir
  14. Oi Tatiana! Eu me inscrevi no seu canal do youtube (mas nunca comento.. hehe).
    Daí que o eu tb escutei esse audio livro e é impossível não adorar a narração feita pelo Stephen Fry (que tem até twitter e canal no youtube), que fazia "A Bit of Fry & Laurie" com o Hugh Laurie! :D

    ResponderExcluir
  15. Não sei como, mas o seu blog estava adcionado nos meus favoritos. Acho que uma das minhas amigas deve ter gravado. E foi uma ótima surpresa abrir o site e ler esta resenha tão boa livro do HP. Ganhou um novo leitor. Espero suas visitas no meu blog tb. Beijoss

    ResponderExcluir
  16. Olá querida!

    Indiquei você em um selinho lá no meu blog!

    http://felizvrosparasempre.blogspot.com/2011/02/selinho-01.html

    Beijinhos!
    Mari

    ResponderExcluir
  17. Confesso que cheguei aqui por causa de um vídeo seu sobre os produtos que você usa na pele (ando tendo uns probleminhas nesse quesito e é algo que me incomoda bastante).
    Esperava me deparar com mais um blog de beleza, mas para minha surpresa, isso é muito melhor :)

    parabéns pelo blog! me identifiquei total e voltarei!

    Sou fã de HP desde que eu tinha uns 8 anos (tenho 18 agora) e quando acabou chorei só porque parecia que encerrava uma fase da minha vida. (e ver os filmes é só pra relembrar, porque "não fazem jus aos livros" é o eufemismo do ano!)


    mas na verdade, o que eu queria mesmo perguntar era sobre os produtos de pele. Você foi comprando e testando tudo até achar coisas boas? Tenho ido a uma desmatologista, mas me parece que ela não está dando jeito na minha pele. Estou tentando me informar por aí, mas não queria usar nada sem perguntar pra ela. Mesmo assim sinto que posso fazer mais pela minha pele do que estou fazendo agora, só não sei bem como.

    Desculpe a tagarelice aqui :)
    Um beijo!
    Carol

    ResponderExcluir
  18. A saga do bruxinho realmente é viciante depois que damos uma chance a ela....

    bjao!
    TG

    ResponderExcluir
  19. Oi o meu nome é Marta e eu ando o oitavo ano. Eu quero muito começar a ler os livros do Harry Potter em inglês, mas não sei o qual das edições é mais aconselhável, a americana ou a britânica.
    O que me aconselha?

    ResponderExcluir
  20. Bom dia, tudo bem? Será que você pode me dizer onde você achou os audiobooks?
    Desde já, obrigada.

    ResponderExcluir

<< >>