Filmes que eu já devia ter visto 4: A Espinha do Diabo (El Espinazo del diablo) 2001

Eu gosto bastante do Guillermo del Toro (que eu tô sempre chamando de Benício, mas, ok).

Ele dirigiu o Labirinto do Fauno.

E produziu O Orfanato.

(e fez aqueles filmes do Hell Boy, lá, que eu nunca farei questão de ver)

E esse A Espinha do Diabo me escapou (sempre via pedaços na tevê a cabo, mas nunca peguei do começo e sempre pensava "preciso gravar esse filme pra ver depois...).

Considerações:

1) Filme de terror bom é filme espanhol.
2) Filme de terror bom é filme de fantasma.
3) Filme de terror bom é filme de terror com criancinhas.

Feitas as minhas excelentes considerações, vamos ao filme.

O filme, como o supracitado O Orfanato, também se passa num orfaato.

A partir da premissa de que a espinha do diabo, como é chamada uma má formação da coluna aparece em fetos que "não irão nascer", o filme conta a história de crianças abandonadas neste orfanato X (ou seja, crianças que não deveriam ter nascido...), durante a guerra civil espanhola e a impressão que se tem é que o filme é sobre as consequências da guerra até mesmo nessas pequenas comunidades (esse orfanato é no meio de um deserto, a kilometros de distancia do vilarejo mais próximo).

Um belo dia, Carlos, um menino duns 10 anos é deixado no orfanato pelo seu tutor. A turma dos meninos malvadões logo começam a encher o saco do garoto.
O orfanato é assombrado.
Os meninos chamam o fantasma de "aquele que suspira".
Tem um míssil cravado no meio do pátio (que foi atirado ali um ano antes pelos francos), desativado, mas que serve de alerta o tempo todo.

Os personagens adultos do filme são todos twisted (não só pela guerra mas pelas amarguras da vida quotidiana). Um conflito surge ao redor de barras de ouro que os funcionários guardam "para ajudar a causa". Os francos estão se aproximando do orfanato.
Certa noite esse garoto Carlos ouve o tal do suspiro, morre de medo, quebra uma jarra d´água e tem que ir buscar outra na cozinha.
No meio da noite.
Já falei que o lugar é assombrado?
Enfim, não vou contar o resto, mas o climão do filme é medonho, o fantasminha quando fala só diz que "muitos de vocês vão morrer".

Excelente filme - nem tanto pelo terrorzinho em si, mas mais pelo drama todo.
É um filme muito bonito. Pesado. Mas bonito.

5 comentários:

  1. Já assisi O orfanato, mas este aí não
    mas quero ver *-*


    www.feminina-sempre.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. pior que ele tem cara de Benício mesmo....
    bjas!

    ResponderExcluir
  3. Tatii..
    Já tentei te enviar uns comentários na tentativa de atrair sua atenção pra voc me mandar seu email, ou coloca-lo visivel.
    Gostaria de saber mais sobre livro, sem dúvida eu os amo (SOU UM GAROTO SAHUIOSAHSIUA) Obrigado desde já Leo.

    ResponderExcluir
  4. Oi querida,tudo bem?

    Sou uma leitora 'neófita' do seu blog e visitante igualmente recente do seu canal do YouTube,mas você é tão fofa,que criei coragem em postar um comentário.

    Admito que não sou muito a fim de filmes de terror,mas este foi uma grata surpresa,quando assisti,exatamente porque adorei a parte de drama e,além disto,tem a Marisa Paredes atuando!!!!

    Anyway,adorei a parte em que ele define o que é um fantasma...Poético e de dar arrepios.

    Lindo restante de semana,beijinhos azuis,

    Denise Carrilho

    ResponderExcluir
  5. Eu amo esse filme. Gosto muito do pano de fundo histórico, sou formada em história e, adivinha, minha monografia de final de curso foi sobre a Guerra Civil Espanhola.

    O Del Toro é muito bom, adoro tudo o que ele fez, e até vi Hellboy 2 por causa dele e olha que o filme tem um visual incrível. Costumo brincar que foi a entrevista de emprego para dirigir o Hobbit, mas né, tudo que aconteceu e ele nem está dirigindo o filme...

    ResponderExcluir

<< >>