livros de inglês (pra quem complementa o estudo do idioma em casa, mesmo)

Há um tempinho atrás eu fiz um videozinho pro tuba mostrando alguns livros que eu acho válido ter em casa, se você é aluno de qualquer curso X de inglês, e gosta/precisa estudar mais em casa.

resolvi fazer um post com os links pra venda dos livros, coisa que ficou faltando no vídeo
(lembrando que na SBS e na Disal, professor tem 20% de desconto, hóhó)

1) Essential Grammar in Use:
Os livros do Murphy são necessários.
Neles, você encontra explicações gramaticais das mais óbvias às mais complicadas, milhares de exemplos e exercícios de aplicação do que foi estudado. Ele é dividido da seguinte forma: as páginas pares contéem as explicações e os exemplos (inclusive com tirinhas de quadrinhos), e as páginas ímpares contéem os exercícios de aplicação do que foi visto na página par.
Este vermelhinho é o Essential Grammar, mas não é tão básico assim - eu aconselho para os alunos de basic/elementary a intermediate.
O irmão do livro vermelho, é o azul:
Esse já é mais avançadinho que o Essential - já recomendo pra alunos do intermediate ao advanced.
Traz algumas explicações "repetidas" do grammar in use vermelhinho, porém mais aprofundadas, e mais muitos outros capítulos mais avançadinhos (traz até word formation).
Ambas as duas edições que linkei trazem um CD Rom que é bacana, de exercícios pro computador (inclusive algumas coisinhas pra listening practice).
Ambos são recomendados para self study principalmente por conterem a Answer Key (ou seja, as respostas pros exercícios no final do livro), o que possibilita que o aluno mesmo faça os exercícios e os corrija.
Este é um livro que eu gosto muito - gramática, mas com um aproach mais moderninho do que os do Murphy: este aqui traz todos os pontos gramaticais importantes pro upper intermediate (ou pra quem está saindo do intermediate e indo pro avançado), porém todos estão contextualizados.
Você primeiro vê os exemplos em uso, em textos, e depois faz os exercícios de consolidação.
Também é self study (com as respostas no final).
Estes dois livros seguem a mesma linha dos do Murphy - explicação e exemplos de um lado, exercícios de consolidação do outro.
O diferencial deles é uma seção (menor, porém tão boa quanto) dedicada a vocabulário.
O livro azul, Intermediate, cheguei a suar em aulas da faculdade.
Excelentes.
Este livro é excelente pra quem tem problemas com prepositions (ou seja - tooooodo mundo.).
Ele traz vários esqueminhas de usos das prepositions, vários exemplos e explicações, várias regrinhas e suas excessões, enfim - é livro daqueles que a gente tá sempre consultando.
Bem legal.
Este livro segue a mesma linha dos livros do Murphy, só que com esqueminhas de vocabulário, separados por assunto.
Então de um lado você tem a listinha de vocabulário, seus usos, exemplos, e do outro você tem os exercícios de consolidação.
Este, por ser elementary, é diferente dos demais da série, bem ilustrado, coloridinho. Os outros são mais "técnicos", preto e branco, e pá.
Tem também o irmão dele:
É, né, já falei dele alí em cima - este é indicado pra upper intermediate e avançado, como o título já diz.
Excelente.
Vocabulário nunca é demais.
Este é muito legal , recomendo pra basic / elementary à pre- intermediate.
É um dicionário com figuras, então você tem desenhos super bem detalhados de lugares e etc com as devidas legendas em baixo da figura.
Pra incrementar o vocabulário (porque a gente nunca sabe como chama aquele tapetinho do banheiro, nem o imã de geladeira em inglês... ;)
Este é o seguinte:  sabe aquelas expressões idiomáticas e gírias que você tem certeza que sabe o significado?
Provavelmente você está errado/a.
Confira nesse livro antes de sair por aí falando besteira.
Inglês - português.
A idéia deste aqui é parecida com a do Pìtfalls, mas é em esquema glossário - as expressões e gírias estão em ordem alfabética com uma tradução mais direta.
e um dos autores deste livro, o Brezolin, foi meu professor na faculdade ;)
***
Bom, estes são os livros que, na minha opinião, complementam muito bem qualquer curso de inglês que você esteja fazendo.
Faltou, claro, falar de dicionários, mas fica pra uma próxima.
;)

4 comentários:

  1. Quando vejo vc falando de livros pro aprendizado de inglês, me dá uma [pequena] saudade das aulas... Mas não! Só se eu fosse tão dedicada quanto vc! =D

    ResponderExcluir
  2. Aff.. estou naquela fase "super empolgada em estudar inglês!". Minha vontade é comprar todos os livros hj mesmo! Pena que não tenho um centavinho... :(
    A propósito, Tatiana, tenho te seguido no blog e no youtube já há algum tempo... Adoro! Você explica tudinho de uma forma tão clara, sincera e transparente! É admirável! Parabéns e obrigada por tudo o que compartilha conosco!

    ResponderExcluir
  3. Tati, não sei se vc verá meu comentário, mas quis fazê-lo porque sei o trabalhão que deu para vc escrevê-lo, e lógico, porque adorei as suas indicações!
    Adquiri algumas das suas indicações, e valem cada centavo investido neles!
    Desejo muito sucesso para vc! Co imenso carinho!

    ResponderExcluir
  4. Oi Tudo bem? Tati você poderia me enviar fazendo um enorme favor fotos das respostas do livro English Grammar in use? Adquiri um sem respostas,e não consigo achar em lugar nenhum! Caso possa meu e-mail é: paulo_militao95@hotmail.com! Desde já agradeço!

    ResponderExcluir

<< >>