Foi Apenas Um Sonho (Revolutionary Road)


Uma das poucas vezes em que uma tradução nada-a-ver do título de um longa pro português deu certo

A "Revolutionary Road" do título original (e do livro, também) é a rua no subúrbio onde o casal Frank (Leonardo) e April (Kate) vão morar depois de casados e com 2 filhos.

Tudo muito perfeitinho.

O filme corta logo no início de quando os dois se conhecem em uma festa pra já cerca de 10 anos de casados - mas dá pra entender que se trata de um casal "perfeito": se conheceram, se apaixonaram, se casaram, tiveram filhos, ele tem um bom emprego, ela é dona de casa, e moram numa casinha perfeita no suburbio.

só que o buraco é mais embaixo: a gente fica sabendo que ela é uma atriz frustrada, e ele é funcionário frustrado numa firma em que todos os trabalhadores parecem iguais, em seus cubículos idênticos - o mesmo emprego que o pai dele tinha e que ele tinha jurado jamais fazer igual. ( bem ainda somos os mesmos e vivemos como nossos pais...)

as cenas de brigas do casal são excelentes.

quem percebe a mesmice e resolve fazer algo a respeito é ela: convence o marido de que o "sonho americano" não era aquilo que eles queriam in the first place, que eles foram arrastados praquela vidinha perfeita no suburbio (isso tudo nos anos 50...), e os dois resolvem juntos fazer algo a respeito:

se mudarem de mala e cuia pra Paris.

as atuações são impecáveis e o melhor é Michael Shannon no papel de "louco - porém muito lúcido" - o único personagem que parece entender e dar apoio pra maluquice que o casal está prestes a fazer. Só um louco mesmo pra abandonar a segurança da vida perfeita pra fazer o que bem entenderem...

*Spoiller alert!!!*

Acaba que, mesmo com tudo pronto, malas quase feitas, passagens compradas, o rapaz consegue uma super promoção no emprego e ela engravida do terceiro filho.

Aí lascou-se.

nas palavras do louquinho, "Se você quer brincar de casinha, tem que arrumar um emprego. Se você quer brincar de lar doce lar, tem que arrumar um emprego do qual não gosta."

os planos vão por água abaixo, eles se vêem obrigados a continuar no suburbio, e a continuar com aquela vidinha de sempre, no conformismo, na mesmice...

e o final é surpreendente.

vale cada centavo do ingresso.


ps: e desanima qualquer ser humano que pense em se casar...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

<< >>